Estudantes até aos 23 anos já podem aderir ao programa de transportes gratuitos em Lisboa
Os estudantes em Lisboa com idades entre os 13 e os 23 anos, inclusivamente, já podem aderir à medida da Câmara Municipal que torna gratuitas as viagens em transportes públicos na cidade.
Apesar de a medida só entrar realmente em vigor em setembro, os jovens podem aderir desde já ao programa e podem carregar os seus títulos de transporte com a nova modalidade a partir de dia 26 de agosto. A gratuitidade abrange a Carris, o Metropolitano de Lisboa, a CP e a Fertagus.
O município de Lisboa explica que a adesão pode ser feita nos seguintes pontos:
- Carris – Lojas de Santo Amaro, Arco do Cego e Saldanha
- CP – Gabinetes de apoio ao cliente: Rossio e Cais do Sodré
- Metropolitano de Lisboa:
- Espaços Cliente: Campo Grande e Marquês de Pombal
- Espaços navegante: Alameda, Jardim Zoológico, Entrecampos
- Fertagus (Jovens estudantes) – Gabinetes de Apoio ao Cliente da Estação do Pragal
De recordar que medida, que deriva da Proposta 164/CM/2022, apresentada pela Câmara e aprovada pela Assembleia Municipal a 3 de maio deste ano, já vigora para residentes em Lisboa com 65 anos ou mais desde a última semana de julho, embora a gratuitidade seja apenas aplicável na Carris, Metro e CP.
A Câmara de Lisboa explica, no seu site, que “esta medida (…) insere-se nas metas da Sustentabilidade Ambiental, no combate às Alterações Climáticas e na melhoria da Mobilidade das pessoas, através da promoção de uma mobilidade eficiente, económica e ambientalmente sustentável”.