Mais uma obra de Banksy roubada, desta vez no centro de Paris
Uma obra do artista Banksy que representa um rato com um lápis foi “roubada” do Centro Pompidou de Paris, anunciou esta terça-feira (3) o famoso centro cultural, em comunicado.
A obra surgiu em junho de 2018 na parte de trás do painel de entrada do estacionamento do museu e foi reivindicada pelo artista na sua conta no Instagram um dia depois.
Ver esta publicação no Instagram
. Fifty years since the uprising in Paris 1968. The birthplace of modern stencil art.
O Centro Pompidou indicou que o roubo aconteceu na madrugada de 1 de setembro e que na terça-feira apresentou uma queixa por roubo e degradação de um espaço que pertence ao seu perímetro.
No Twitter, o centro cultural lamentou o roubo. “Embora a obra não faça parte da nossa coleção, estavamos orgulhosos com o facto de o artista ter escolhido a lateral de nosso prédio para a criar”.
Logo após a elaboração do trabalho, o Pompidou decidiu protegê-lo com uma placa de acrílico.
Já em 2018, agentes do centro frustraram uma primeira tentativa de “degradação ou roubo”, pode ler-se no documento.
As obras do emblemático artista de arte de rua são roubadas com frequência. Em janeiro, a imagem de uma jovem foi removida de uma das saídas de emergência do Bataclan.
Já no mês passado, um mural de Banksy, que mostrava um trabalhador a retirar uma das estrelas da bandeira da União Europeia, desapareceu misteriosamente de um edifício, na cidade britânica de Dover, durante o fim de semana.