Ucrânia: 65% dos russos apoiam fim da guerra e assinatura de acordo de paz, revela sondagem

O jornal russo ‘Kommersant’ divulgou esta terça-feira uma sondagem que revela que 65% dos russos apoiaria a decisão do Presidente Vladimir Putin para terminar a guerra com a Ucrânia e estabelecer um acordo de paz com Kiev.

A sondagem, que é atribuída à consultora Russian Field, mostra, no entanto, que também 60% dos inquiridos apoia uma nova investida militar contra a capital ucraniana Kiev. Além disso, aponta que cerca de 26% dos russos acreditam que a guerra já se arrasta há bastante tempo, com outros 41% a afirmarem que estão cansados de receber notícias sobre o curso da guerra na Ucrânia.

Sobre quando terminará o conflito, 18% dos respondentes acreditam que a guerra terminará dentro de um ano, ao passo que 30% consideram que ainda se arrastará por mais de um ano.

62% dos russos estão certos de que a guerra está a pender a favor da Rússia e que está a ser bem-sucedida, contra os 19% que pensa exatamente o oposto. Apesar de entre a população dominar o sentimento de que as coisas estão a correr favoravelmente ao Kremlin, 62% dos homens não demonstrou estar disponível para servir nos batalhões russos que estão a combater na Ucrânia.

Dos que encaram positivamente a possibilidade de serem chamados para as linhas da frente, é entre os homens com idades compreendidas entre os 45 e os 59 anos que se regista a maior taxa de disponibilidade (37%). No sentimento oposto, apenas 23% dos homens entre os 18 e os 29 anos demostraram desejo para servir nas tropas russas na Ucrânia.

A sondagem foi realizada entre 28 e 31 de julho e contou com 1.609 respondentes de oito distritos federais da Rússia. No entanto, a consultora ‘Russian Field’ alerta que as repostas sobre a guerra em curso na Ucrânia poderão não corresponder à realidade, uma vez que “os russos têm medo de falar sobre esse tópico”, frisando que “a recusas aumentaram e a sinceridade diminuiu”.

Ler Mais





Comentários
Loading...