Porque há cada vez mais estrangeiros a viver em Portugal?
Cada vez mais cidadãos com a carteira recheada escolhem Portugal para viver. O País já não é apenas um destino de eleição para turismo e negócios, tendo conquistado a atenção de quem procura uma nova morada para o ano inteiro.
2018 foi mesmo o ano mais fértil na captação de investimento directo estrangeiro em Portugal, olhando para os últimos 16 anos. Segundo a TVI, atingiu os 1,2 mil milhões de euros. Este ano não deverá ser muito diferente: os franceses destacam-se especialmente mas o interesse chega dos vários pontos do planeta.
A segurança é um dos factores mais importantes, tal como conta a antiga repórter da TV Globo entrevistada pela TVI e que decidiu trocar os Estados Unidos da América por Portugal. Se no Brasil andava de carro blindado, em Portugal pode deixar os quatro vidros abertos sem sentir receio.
Mas também pesaram outros factores. Para os EUA teriam de ir como investidores e de abrir um negócio. Por cá, os requisitos não eram tantos e as mais-valias muito melhores, nomeadamente os 10 anos de isenção de impostos. Além disso, a língua partilhada também tornava tudo mais fácil.