Está a pensar reformar-se nos próximos anos? Temos boas notícias para si
São boas notícias para quem pensa reformar-se nos próximos anos, porque vai poder fazê-lo mais cedo. Atualmente a idade da reforma é de 66 anos e sete meses, mas em 2023 vai possível pedir a reforma sem penalização aos 66 anos e quatro meses, avança a ‘CNN Portugal’.
Para além disso, segundo a estação, quem quiser pedir a reforma ainda mais cedo, terá uma penalização menor, porque o fator de sustentabilidade vai ser menos penalizador para as reformas antecipadas.
E tudo aponta para uma nova descida da idade da reforma em 2024, ainda que menor. “Acho que vai ser mais ligeira, mas o que eu admito é que esta tendência tende a estabilizar, a não ser que haja fatores extraordinários como os associados a vagas de calor”, refere um especialista citado pela estação.
No final deste ano será fixada a idade da reforma para 2024, com base na esperança média de vida, que diminuiu devido à pandemia e aos seus efeitos. Quanto ao fator de sustentabilidade e à penalização das reformas para 2024, só nesse ano serão conhecidos.