Quer investir em unicórnios? Estes são os sinais a que deve estar atento

Joe Gardner já investiu em muitas startups ao longo da sua vida, mas apenas duas delas acabaram por atingir o estatuto de unicórnio – ou seja, com uma avaliação de mil milhões de dólares. O que tinham em comum estes dois negócios? Tanto a Fair.com como a Wheels Up tinham uma liderança executiva forte e responsáveis com experiências de sucesso nas indústrias em que estavam a tentar criar uma nova marca.

Ao trabalhar com startups como estas, Joe Gardner foi percebendo alguns sinais que podem indicar a presença de um futuro unicórnio. Para quem ambiciona investir em ideias de negócio com pernas para andar (e crescer em escala), o co-fundador e CEO da VentureDevs deixa algumas dicar num artigo partilhado pelo Business Insider:

1 – Criar uma relação com os fundadores. Conhecer bem os fundadores da startup em que se considera investir é o primeiro passo para perceber se têm o conhecimento e experiência necessários para criar um unicórnio. Mas, atenção, não basta marcar uma reunião. São precisos pelo menos seis meses para perceber se a história contada é apenas fachada ou não;

2 – Procurar a validação do mercado. Joe Gardner admite que este é um dos aspectos mais difíceis, embora muito importante: apesar de se tratar de um negócio recente, é crucial perceber se o serviço ou produto está a funcionar e se o feedback do mercado é positivo;

3 – Compreender a estratégia da companhia. Uma boa ideia pode não passar disso mesmo se não tiver uma estratégia que a sustente. Os investidores devem ter a certeza absoluta daquilo que a startup está a fazer para assegurar o seu sucesso.






Comentários
Loading...