Taxa Google. Trump e Macron chegam a acordo
A França e os Estados Unidos chegaram a acordo sobre a chamada “Taxa Google” relativa às grandes tecnológicas mundiais, como a Google, Apple ou Facebook, anunciou o presidente francês, Emmanuel Macron, esta segunda-feira, em conferência de imprensa, no último dia da cimeira G7, em Biarritz.
Em causa está um imposto – também conhecido como GAFA (Google, Apple, Facebook e Amazon) – que impõe às empresas tecnológicas globais com receitas anuais superiores a 750 milhões de euros uma taxa de 3% sobre os rendimentos gerados com os utilizadores franceses. A expectativa é que as receitas obtidas com este imposto possam somar 500 milhões de euros anuais aos cofres franceses.
Macron explicou, esta tarde, que as empresas que paguem o imposto podem deduzir o montante assim que for assinado um novo acordo internacional sobre como taxar as empresas tecnológicas no próximo ano. «Fizemos muito trabalho em termos de bases bilaterais. Temos um acordo para superar as dificuldades entre nós”, disse, ao lado do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.