Space Force: EUA criam nova força militar para intervir no Espaço
Esta terça-feira, o general Joseph Dunford, chefe do Estado Maior americano, declarou numa conferência de imprensa, que o comando será criado a 29 de agosto.
A organização irá supervisionar as operações de todas as Forças Armadas americanas relacionadas com o espaço. Este comando espacial terá 87 unidades, inclusive divisões para supervisionar mísseis balísticos, controlar operações de satélites e realizar vigilância no espaço.
Dunford afirmou que o comando irá colocar os Estados Unidos numa posição de vantagem competitiva, no que foi indicado como “uma área de batalha crítica”.
O general ressalvou a determinação americana em responder ao aceleramento das actividades militares da China e Rússia no espaço, tais como o desenvolvimento de armas para a destruição de satélites.
O governo do presidente Donald Trump já enviou um protejo ao congresso americano que visa o estabelecimento de uma sexta força militar. O status será equivalente ao do Exército, da Marinha e do Corpo de Fuzileiros Navais, com criação durante o ano fiscal de 2020, que tem início em Outubro deste ano.
*Com Agência Brasil