Turismo de Portugal aposta na saúde para atrair britânicos
Chama-se Portugal Health Passport e contém toda a oferta de serviços médicos privados disponibilizados aos turistas britânicos, durante a visita a Portugal. É uma iniciativa do Turismo de Portugal, em parceria com a Health Cluster, no âmbito da campanha #Brelcome – Portugal Will Never Leave You.
Os turistas britânicos que adiram a este serviço podem aceder a cuidados médicos urgentes, por um preço fixo, numa das unidades do Hospital da Luz, Lusíadas e CUF, de Norte a Sul do país e na Madeira. Para acederem aos preços especiais, apenas precisam de apresentar o Portugal Health Passport no respectivo hospital aderente.
A plataforma disponibiliza também cinco pacotes check-up, disponíveis em hospitais seleccionados. Abrangem as especialidades de clínica geral, cardiologia, oftalmologia, dermatologia e estomatologia. Estes produtos exigem a marcação de uma consulta com pelo menos 72 horas de antecedência e os resultados dos exames e análises clínicas estarão disponíveis entre 2 a 4 dias.
Esta acção integra o plano de contingência #Brelcome ((trocadilho entre Brexit e a palavra welcome, que significa ‘bem-vindos’ em português) de Portugal para o mercado do Reino Unido, com o Brexit e a consequente desvalorização da libra a arrefecer o interesse dos turistas ingleses por destinos como o Algarve ou a Madeira.
Recorde-se que, o mercado britânico é o maior emissor de turistas para Portugal, com 1,8 milhões de hóspedes registados em 2018. Os números mais recentes mostram que, desde o início do ano, este número cresceu 5,8% face ao período homólogo, para 738.600.