Randstad Insight: Employer Brand Research 2022

Enquanto muitos profissionais de colarinho branco tiveram o privilégio de trabalhar remotamente durante o auge da pandemia, a maioria dos trabalhadores do comércio e indústria foram necessários no local devido à natureza dos seus empregos. Operadores de máquinas e instalações, especialistas em reparação de equipamentos, motoristas e outros profissionais – estes trabalhadores críticos vivenciaram os últimos dois anos de forma drasticamente diferente.
Através desta visão divergente, os seus ideais de emprego e empregador perfeitos mostram uma forte preferência pela estabilidade profissional, por um bom equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal e por um bom ambiente de trabalho. Os salários e as compensações, evidentemente, continuam a ser os factores mais convincentes para atrair este grupo de talentos para um empregador, mas não é um factor significativamente mais elevado do que outros benefícios.
O que chamou a nossa atenção é que o salário e benefícios são o incentivo mais atractivo para os trabalhadores de todas as regiões do mundo, excepto uma: América do Norte. Entre os trabalhadores do comércio e indústria desta região, o dinheiro está em terceiro lugar atrás da estabilidade profissional. Isto pode ser o resultado da Grande Demissão em curso e do limitado mercado de trabalho nos EUA.
A nossa investigação também descobriu que os trabalhadores do comércio e indústria mudaram ou querem mudar de emprego durante este tempo de incerteza. No total, 18% deste grupo mudou de emprego, e 22% tencionam fazê-lo. Ambos os números subiram em comparação com o ano anterior.
Com o número crescente de trabalhadores a trocar os seus empregos por aqueles que oferecem melhor remuneração, estabilidade profissional e equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal, não é surpreendente que aqueles que trabalham em funções de comércio e indústria estejam à procura de mudança. Um resultado-chave na nossa investigação mostra que 71% consideram importante que lhes sejam oferecidas oportunidades de reskilling/ upskilling, enquanto 64% afirmam que ficariam com o seu empregador se lhes fosse oferecido reskilling.
De modo a atrair novos colaboradores, os principais incentivos devem ser considerados, bem como a forma como o talento encontra novos empregos. Para este grupo, os portais de emprego são o principal canal utilizado, mas tanto as agências de pessoal como as agências de recrutamento são também recursos a utilizar. Os empregadores devem considerar uma abordagem multicanal para alcançar o grupo-alvo.

O QUE OS TRABALHADORES QUEREM

As cinco principais razões para escolher um empregador

Os cinco factores mais importantes para os profissionais do comércio e indústria mantiveram-se estáveis no último ano, tanto na classificação como na percentagem. Quando comparado com o trabalhador médio, este último coloca mais ênfase na estabilidade profissional do que no equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal. O trabalhador médio também valoriza mais a progressão na carreira do que uma organização financeiramente saudável.

➜ Salário e benefícios

Salário e benefícios é o factor mais importante para a força de trabalho do comércio e indústria (62%), ligeiramente superior em comparação com 2021 (61%). Os trabalhadores do comércio e indústria valorizam tanto a importância deste factor como o trabalhador médio (ambos 61%).

➜ Estabilidade profissional

A estabilidade profissional é o segundo factor impulsionador mais importante (58%), estando ligeiramente mais elevado em comparação com 2021 (57%). O trabalhador médio de todo o mundo considera este factor ligeiramente menos importante (55%).

➜ Equilíbrio profissional-pessoal

O equilíbrio profissional-pessoal é o terceiro factor mais importante com 54%. Este é inferior em comparação com 2021 (51%), e também ligeiramente inferior em comparação com o trabalhador médio (57%). Os trabalhadores norte-americanos classificam este factor mais alto (66%) em comparação com a média de outras regiões (49%).

➜ Ambiente de trabalho

Um bom ambiente de trabalho é o quarto factor mais importante (52%). Em 2021, este benefício foi classificado mais alto (55%). Para o trabalhador médio, o ambiente de trabalho é ligeiramente mais importante, com 54%.

➜ Saúde financeira

Avaliado por 46% dos inquiridos, a saúde financeira de uma empresa é o quinto factor impulsionador mais importante. Semelhante à maioria dos outros cinco principais factores, este benefício é inferior em comparação com 2021 (49%). Os colaboradores da Europa valorizam este valor mais elevado do que os da APAC (54% vs. 40%).

Diferenças regionais entre factores de EVP

Embora o salário e benefícios seja o factor mais importante para os profissionais do comércio e indústria médios, isto não acontece em todas as regiões. A América do Norte classifica o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal como o factor mais importante. Na LATAM, a progressão na carreira é o segundo factor mais importante.

Percepção da oferta do empregador em todas as funções

Compreender a discrepância entre o que os profissionais consideram importante e o que pensam que a sua entidade patronal oferece proporciona conhecimentos valiosos para a criação de um employer brand. Os empregadores do sector comercial e industrial são altamente elogiados por proporcionarem estabilidade profissional a longo prazo, por serem financeiramente saudáveis e por terem uma boa reputação. Contudo, não são vistos como proporcionando um salário atractivo.

➜ Avaliação do actual empregador

1. Estabilidade profissional a longo prazo;
2. Saúde financeira;
3. Excelente reputação;
4. Bom ambiente de trabalho;
5. Equilíbrio profissional-pessoal;
6. Salário e benefícios atractivos;
7. Oferece um conteúdo de trabalho interessante;
8. Retribui à sociedade;
9. Progressão na carreira;
10. Possibilidade de trabalhar à distância/de casa.

➜ Perfil do empregador ideal

1. Salário e benefícios atractivos;
2. Estabilidade profissional a longo prazo;
3. Equilíbrio profissional-pessoal;
4. Bom ambiente de trabalho;
5. Saúde financeira;
6. Progressão na carreira;
7. Excelente reputação;
8. Oferece um conteúdo de trabalho interessante;
9. Tetribui à sociedade;
10. Possibilidade de trabalhar à distância/de casa.

O que os potenciais colaboradores querem dos empregadores

➜ Principais conclusões

  • O salário e benefícios é o principal incentivo para os profissionais do comércio e indústria, mas muitas vezes não é considerado como um benefício de topo proporcionado pelo seu empregador. Aconselha-se, portanto, a ter isto como um ponto-chave de enfoque para as organizações que pretendam reter e atrair colaboradores.
  • A segurança do emprego é o segundo incentivo mais importante para os profissionais do comércio e indústria, e os trabalhadores dizem que a sua actual entidade patronal cumpre efectivamente este objectivo. Por conseguinte, os empregadores devem continuar a fornecer isto de modo a reter o seu talento.
  • O equilíbrio profissional-pessoal e o bom ambiente de trabalho estão também entre os principais factores para os profissionais do comércio e indústria. As empresas devem enfatizar como proporcionam um bom equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal e criam um bom ambiente de trabalho nas suas organizações para atrair este grupo específico de talentos.

PRINCIPAIS TENDÊNCIAS

Tendência: Comportamento de mudança global

➜ Profissionais do comércio e indústria – Quem sai vs. quem fica

O comportamento de mudança entre profissionais do comércio e indústria aumentou para 18% em relação aos 10% de há um ano, e é mais elevado em comparação com o trabalhador global médio (16%). Os trabalhadores mais jovens (<24 anos) mudaram mais frequentemente (24% vs. 17%). Em todo o mundo, os profissionais norte-americanos mudaram de empregadores com mais frequência (27% deles mudaram) do que na LATAM (16%), Europa (15%) e APAC (14%).
A intenção dos profissionais do comércio e indústria de mudar de emprego no primeiro semestre de 2022 é também maior em comparação com um ano atrás (22% vs. 18%). Isto é inferior em comparação com o trabalhador global médio (24%). Os que vivem na região da APAC têm muito menos probabilidades de mudar de empregador (17%) do que na LATAM (31%), América do Norte (29%) e Europa (21%).

➜ Como os profissionais do comércio e indústria encontram novas oportunidades de emprego

Os três principais canais que os colaboradores que mudaram utilizaram na última metade de 2021 mudaram em relação ao ano anterior. Os portais de emprego continuam a ser o canal de topo utilizado pelos profissionais do comércio e indústria (33%), mas isso diminuiu a partir de 2021 (35%). Dentro dos portais de emprego, o Indeed é o portal de topo utilizado por este grupo (58%). As agências de recrutamento ficaram em segundo lugar este ano (30%), subindo do sétimo lugar em 2021 (14%). Enquanto as redes sociais estavam em segundo lugar em 2021 (21%), ocupam este ano o oitavo lugar (17%). Embora as redes sociais não sejam um dos recursos mais utilizados, o Facebook continua a ser o principal canal das redes sociais e aumentou desde o ano passado (77% vs. 68%).

➜ Tirar partido de talentos em busca de novas oportunidades

Principais conclusões

  • Tanto os que querem mudar como os que querem ficar dentro do grupo do comércio e indústria aumentaram nos últimos 12 meses. Os empregadores beneficiarão de uma forte estratégia para contrariar estas mudanças, concentrando- se nos factores-chave (salário e benefícios, estabilidade profissional e um bom equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal), de modo a atrair e reter talentos.
  • Os portais de emprego continuam a ser um canal importante para este grupo, enquanto o impacto das agências de pessoal, agências de recrutamento e ligações pessoais não deve ser negligenciado. Os empregadores terão de determinar a combinação certa de canais para a sua estratégia de employer branding.
  • Embora as redes sociais já não sejam um recurso de topo para este grupo, não devem ser negligenciadas. Para atingir os mercados-alvo preferidos, os empregadores precisam de estar cientes deste canal e concentrarem-se principalmente no Facebook e Instagram como as suas principais formas de chegar novos colaboradores.

Tendência: Significado do trabalho e desenvolvimento de carreira

➜ Importância global do significado do trabalho e do crescimento da carreira pessoal

Significado do trabalho mais importante para 34% dos profissionais do comércio e da indústria.
O significado do trabalho tornou-se mais importante nos últimos 12 meses para 34% da mão-de-obra do comércio e da indústria, mas 46% afirmam não sentir nenhuma mudança. Em comparação com todos os trabalhadores globais, os profissionais do comércio e indústria valorizam isto a um nível semelhante (34% vs. 39%). Ao olhar para as regiões, os profissionais do comércio e indústria na LATAM valorizam significativamente mais o significado do trabalho em comparação com os da Europa (57% vs. 24%). As mulheres tendem a valorizar o significado do trabalho mais do que os homens, com uma diferença de 8% (40% vs. 32%), e o mesmo se pode dizer da faixa etária mais jovem (<24 anos), que valoriza a importância do seu trabalho em 55%.

Crescimento de carreira importante para 61% dos profissionais do comércio e indústria.
Mais de metade (61%) dos profissionais do comércio e indústria consideram o crescimento/ progressão da sua carreira como muito ou algo importante. Esta atitude está fortemente relacionada com a idade, uma vez que os de 18 a 24 anos tendem a considerar o crescimento da sua carreira mais importante (73%) em comparação com os grupos etários dos 25 aos 64 anos (59%). As diferenças locais não devem ser negligenciadas, uma vez que os trabalhadores que vivem na LATAM consideram a progressão na carreira mais importante (88%) em comparação com a América do Norte (74%), Europa (55%) e APAC (53%).

➜ Importância vs. oferta de reskilling/upskilling

O trabalhador médio do comércio e indústria considera importante que o seu empregador ofereça possibilidades de reskilling/upskilling. Isto é ainda mais importante para os trabalhadores da região da LATAM (90%), enquanto na Europa e APAC é mais baixo (ambos 65%). A discrepância entre os 71% que consideram importante e os 53% que sentem que o seu empregador oferece estas oportunidades está ligado à importância global do desenvolvimento da carreira (61%) para este grupo e não deve ser negligenciado.
Dos profissionais do comércio e indústria, 64% continuariam a trabalhar para o seu empregador se lhes fosse oferecido reskilling.

➜ Conclusões globais sobre o significado do trabalho e o desenvolvimento da carreira

Principais conclusões:

  • Para os trabalhadores mais jovens (< 24 anos), a importância do trabalho tornou-se mais evidente, não só devido aos acontecimentos mundiais, mas também devido à fase da carreira em que se encontram.
  • A discrepância entre os 71% que pensam que é importante oferecer oportunidades de reskilling/upskilling e os 53% que sentem que os seus empregadores realmente oferecem essas oportunidades não deve ser negligenciada. De certa forma relacionado com a conclusão anterior, as gerações mais jovens colocam mais ênfase no crescimento da carreira pessoal do que os trabalhadores mais velhos. Os empregadores devem ter isto em mente ao desenvolverem uma estratégia para diferentes grupos etários.
  • Os empregadores devem também estudar a possibilidade de oferecer oportunidades de qualificação aos seus trabalhadores se ainda não o fazem num programa formal. Uma vez que a maioria afirma ser mais provável que permaneçam com o seu empregador se tais oportunidades forem oferecidas (64%), as empresas devem ter isto em mente quando procuram melhorar a retenção.

Tendência: equilíbrio profissional-pessoal e trabalho à distância

➜ Equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal, e trabalho à distância

Como o equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal é o terceiro melhor factor, é importante compreender o que esta força de trabalho procura ao procurar melhorar o seu equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal.
Para a força de trabalho do comércio e indústria, as duas principais acções tomadas foram a de trabalhar em horários mais flexíveis (21%) e menos horas extraordinárias (17%). Estes profissionais também querem que a sua entidade patronal ofereça horários de trabalho flexíveis.
Dito isto, os profissionais do comércio e da indústria esperam que o seu empregador ofereça mais protecção salarial (35%) e compensação para além do salário (34%). Isto está correlacionado com o facto de o salário e benefícios e a estabilidade profissional serem os dois principais factores para este grupo.

➜ Profissionais do comércio e indústria que trabalham à distância

O trabalho à distância diminuiu para 17% na mão-de-obra do comércio e indústria, contra 21% há um ano, quando a COVID-19 lhe dera um impulso. Para este grupo, o trabalho à distância nem sempre é uma opção, e vemos a sua diminuição. A América do Norte destaca-se por ter a maior proporção de trabalhadores à distância (29%), enquanto a Europa tem a menor proporção de trabalhadores à distância (8%).

➜ Os profissionais do comércio e indústria que trabalham à distância olham para o futuro

Olhando para o futuro, quanto do seu tempo espera estar a trabalhar à distância/de casa?
A grande maioria dos actuais trabalhadores do comércio e indústria que trabalham à distância espera continuar a fazê-lo no futuro, embora não na medida em que o fizeram até agora. Com base na sua área de trabalho, só 16% dos trabalhadores à distância esperam continuar a fazê-lo durante pelo menos 90% do tempo.
Ao olhar para as diferenças regionais, os trabalhadores da LATAM e da Europa têm mais probabilidades de esperar trabalhar remotamente (84% vs. 80%). O grupo etário mais jovem (18-24 anos) espera trabalhar mais remotamente (39%) face ao resto (13%).

➜ Conclusões sobre o equilíbrio profissional-pessoal e trabalho à distância

Principais conclusões:

  • A vaga crescente de mudança de empregador por parte de profissionais do comércio e indústria exige uma forte estratégia de retenção e recrutamento. Essa estratégia deve centrar-se no apoio ao equilíbrio profissional- pessoal destes profissionais (por exemplo, oferecendo faixas horárias flexíveis).
  • A par disto, os profissionais do comércio e da indústria estão interessados em quaisquer incentivos que se prendam com a protecção e compensação salarial para além do salário.
  • Embora o trabalho à distância tenha diminuído, 75% dos profissionais do comércio e da indústria esperam ter uma mistura de trabalho à distância e nas instalações do empregador. Esta flexibilidade não deve ser negligenciada.

Artigo publicado na Revista Executive Digest n.º 200 de Novembro de 2022

Ler Mais