Quer rentabilizar as suas poupanças em tempo de inflação? Siga estes 5 conselhos

A atual situação económica, em Portugal e no resto do mundo, é um desafio para todos os cidadãos, pelo que devemos poupar e estar preparados para emergências. No entanto, com a inflação a níveis recorde, ter dinheiro parado no banco é sinónimo de perda de valor e perda de poder de compra.

No dia 31 de outubro celebrou-se o Dia Mundial da Poupança, mas nunca é tarde para tentar rentabilizá-las ou mesmo protegê-las da inflação. Deste modo, a corretora online ActivTrades revela cinco conselhos para rentabilizar as poupanças em ambiente de preços elevados.

– Descobrir o seu perfil de investidor: perceber qual a sua tolerância ao risco, pois para quem tem um perfil conservador, os produtos financeiros com capital garantido, mas com menor rentabilidade são os mais adequados. Já quem está mais disposto a arriscar, deve analisar opções com maior rentabilidade, apesar da maior probabilidade de perda.

– Investir a longo prazo: de forma a combater os efeitos da inflação, uma das opções mais vantajosas é escolher um investimento que apresente crescimento das poupanças de uma forma contínua e equilibrada.

– Optar por produtos financeiros com taxas de juros superiores à taxa de inflação: só desta forma se estará a rentabilizar as poupanças e não apenas a repor o poder de compra. São exemplos destes produtos os certificados de tesouro e aforro, obrigações, fundos de investimento e ETF podem ser opções mais atrativas neste sentido.

– Olhar para setores em crescimento: tendo em conta que o futuro está cada vez mais dependente de empresas tecnológicas, este setor pode ser uma solução a ponderar.

– Ser prudente na hora de investir: validar o intermediário financeiro, evitar assinar documentos quando não percebe a informação, ter em atenção a rentabilidade e verificar se as entidades estão registadas ou verificadas, são alguns dos passos a seguir.

Ler Mais





Comentários
Loading...