Web Summit é local de excelência para “alguns dos players chave da atualidade tecnológica”, diz executiva da Academia de Código
A sétima edição da Web Summit, que já vai no segundo dia, conta com mais de 70.000 participantes, 2.630 ‘startups’ e empresas, 1.120 investidores e 1.040 oradores. O evento tecnológico, que nasceu em 2010 na Irlanda, passou a realizar-se na zona do Parque das Nações, em Lisboa, em 2016 e vai manter-se na capital portuguesa até 2028.
Catarina Campino, Head of Detail e Head of Coolture da Academia de Código, deu um pequeno testemunho sobre o que espera do evento este ano, referiu quais os temas mais importantes da conferência e os oradores a que se deve prestar atenção.
A responsável explicou que tenciona “capitalizar” a ida à WebSummit “aproveitando para me reabastecer de ‘food for thought’, ou ‘alimento para o pensamento’, para os próximos meses, bem como para tentar de uma forma muito eficiente ‘sentir o pulso’ ao Zeitgueist, desta comunidade e ao ‘status quo’ do pensamento reflexivo de alguns dos players chave da atualidade tecnológica”.
Para além disso, refere que a experiência da Web Summit é diferente para cada pessoa. “Se para alguns o evento é visto como a ‘mãe’ de todas as feiras comerciais do mundo tecnológico (onde podem fazer o seu pitch, apresentar uma ideia, encontrar parceiros e/ou investidores ou ‘medir ombros’ com a concorrência), para outros é um playground intelectual por excelência… Um local perfeito para quem gosta (e precisa) de refletir sobre e colocar-se a par da águas em que quem está nesta área anda atualmente a navegar.”
Os temas importantes para Catarina Campino vão desde a Cibersegurança, passando pelo Metaverso, Deep Fake, AI, Web3, crypto e “blockchain politics”.
“Por outro lado, estarei também atenta ao estado da arte em temas mais clássicos, mas que não podem nunca passar ao lado de alguém que trabalha numa startup que se afirma orgulhosamente como ‘de Impacto Social’: Sustentabilidade, diversidade e ‘purpose'”, referindo a curiosidade nas intervenções do Filósofo Noam Chomski, Changpeng Zhao (Fundador e CEO da Binance) e o Head of Security do TikTok Will Farrel.