Explicador: BCE pode subir subir amanhã taxas de juro em 75 pontos-base. Mas o que são pontos-base?
O Banco Central Europeu (BCE) anunciou em setembro que decidiu aumentar em 75 pontos-base as suas três taxas de juro diretoras, o segundo aumento consecutivo deste ano.
A taxa de juro das principais operações de refinanciamento passou de 0,50% para 1,25%, a taxa aplicável à facilidade permanente de cedência de liquidez de 0,75% para 1,50% e a taxa aplicada à facilidade permanente de depósito de 0% para 0,75%.
“O Conselho do BCE tomou a decisão – e espera continuar a aumentar as taxas de juro – porque a inflação permanece demasiado elevada, sendo provável que se mantenha acima do objetivo durante um período prolongado”, refere banco central em comunicado divulgado após a reunião do Conselho de Governadores.
Esta quinta-feira, há nova reunião de política monetária e a previsão é de outro aumento das taxas de juro em 75 pontos base. Mas o que são pontos base?
A XTB explica que um ponto-base mede a variação nas taxas de juro e noutras percentagens, sendo que equivale a 0,01%. Ou seja, utilizando o exemplo do BCE, se nos referirmos à intenção de o banco liderado por Christine Lagarde aumentar as taxas de juro em 75 pontos-base, o que a informação nos indica é que o aumento corresponde a 0,75%.
A corretora dá ainda o exemplo dos pontos-base nos empréstimos.
“Por exemplo, se o seu banco lhe oferecer a possibilidade de receber uma redução de 50 pontos-base no seu empréstimo, esta proposta significará que o seu banco pretende reduzir a atual taxa de juro sobre o empréstimo em 0,5%.”