Repsol aponta ao espaço e anuncia parceria para desenvolvimento de combustíveis renováveis para veículos espaciais
A Repsol anunciou uma parceria com a empresa espanhola PLD Space, que faz parte da indústria dos micro-lançadores, com o objetivo de desenvolver conjuntamente combustíveis renováveis para veículos espaciais e reduzir a pegada de carbono em 90% ou mesmo nula.
Este acordo inclui, tanto estudos de viabilidade para substituir os atuais combustíveis por outros produzidos com matérias-primas sustentáveis, como a conceção de novos combustíveis renováveis, que serão feitos à medida no Laboratório de Tecnologia da Repsol para os propulsores de foguetes fabricados pela PLD Space, especificamente para os micro-lançadores recuperáveis MIURA.
Assim, ambas as empresas estão a fazer progressos em direção ao objetivo da União Europeia de neutralidade climática até 2050.
Da parte da Repsol está a formulação dos novos combustíveis a partir de matérias-primas renováveis ou recicladas, especificamente, a partir de biocombustíveis avançados feitos a partir de resíduos como matéria-prima ou utilizando combustíveis sintéticos que são produzidos a partir de hidrogénio renovável e CO₂ removidos da atmosfera.
Javier Aríztegui, Diretor Sénior de Design de Produto da Repsol no Laboratório de Tecnologia da Repsol, vê este projeto como “uma grande oportunidade, uma vez que a Repsol aplicará o profundo conhecimento que adquiriu ao longo dos anos na formulação de todos os tipos de combustíveis, incluindo combustíveis de corrida, para desenvolver um combustível sustentável para veículos espaciais. É um desafio e sentimo-nos preparados para o enfrentar com sucesso”.
Raúl Verdú, CBDO e cofundador da PLD Space, salientou que “fomos a primeira empresa na Europa a comprometer-se publicamente com a recuperação dos seus micro-lançadores como prova do seu compromisso com o ambiente. Queremos continuar a investigar todas as alternativas que nos permitam reduzir a nossa pegada de carbono, também na propulsão”.
A PLD Space está a desenvolver dois micro-lançadores reutilizáveis, o suborbital MIURA 1 e o orbital MIURA 5, destinados a fornecer serviços de lançamento comercial a clientes em todo o mundo.
“Um dos desafios do projeto é manter o mesmo nível de desempenho do micro-furo MIURA lançadores”, diz Francesco Spalletta, Gestor de Propulsão Espacial PLD. “A nossa responsabilidade é a de manter o desempenho dos veículos, minimizando ao mesmo tempo, o seu impacto ambiental”.