MEO e GNR juntam-se ao Programa EUSOUDIGITAL: Objetivo é contribuir para a capacitação e inclusão digital segura

No dia 19 de outubro, o Auditório da Altice Portugal, em Picoas, abriu as suas portas ao EUSOUDIGITAL, uma ação de formação digital que juntou colaboradores-voluntários do MEO e da GNR, com o propósito de ajudar, de forma simples e gratuita, pessoas com mais de 45 anos que quiseram dar os primeiros passos na Internet de forma segura.

O evento contou com a presença do Secretário de Estado para Digitalização e Modernização Administrativa, Mário Campolargo, o Comando Operacional da GNR, Brigadeiro-General Manuel Fernandes Borlido da Rocha, o Chief Sales Officer B2C da Altice Portugal, João Epifânio, a Coordenadora do Programa EUSOUDIGITAL, Elisabete Macieira, e dezenas de alunos e mentores.

O Programa EUSOUDIGITAL tem como missão, até ao final de 2023, promover a literacia digital de centenas de milhares de adultos em Portugal, que nunca utilizaram a internet, através da promoção de ações de formação. Esta é uma medida inscrita no Plano de Ação de Transição Digital, uma iniciativa que junta o Estado Português através da Estrutura de Missão Portugal Digital, a Caixa Geral de Depósitos e o MUDA – Movimento pela Utilização Digital Ativa.

Na sua intervenção, João Epifânio, CSO B2C Altice Portugal, disse que “o MEO é um membro fundador do programa EUSOUDIGITAL, com quem colaboramos deste o seu início e que visa naturalmente capacitar todos aqueles que de alguma forma tiveram menos contacto com as chamadas novas tecnologias, de poderem fazer as aprendizagens básicas e depois naturalmente poder prosseguir, garantindo assim também uma maior amplitude de utilização, de comunicação e também proximidade, seja com familiares, amigos ou pura e simplesmente poder acompanhar as dinâmicas, os conteúdos que vão sendo disponibilizados”.

Já o Brigadeiro-General Manuel Fernandes Borlido da Rocha, Comando Operacional da GNR, enalteceu a importância do acordo para que “em conjunto desenvolvamos esforços para capacitar os nossos idosos para uma inclusão digital segura. Assinalamos esta parceria num mês duplamente simbólico: por um lado, o mês das competências digitais, e por outro, o mês do idoso”.

“O caminho é longo, e o caminho do sucesso de uma iniciativa como a do EUSOUDIGITAL, que no fundo quer construir uma nova sociedade na qual não fique ninguém para trás, é um caminho ainda mais longo. Mas esta é uma etapa importante”, disse ainda Mário Campolargo, Secretário de Estado para Digitalização e Modernização Administrativa.

Por fim, Elisabete Macieira, Coordenadora do Programa EUSOUDIGITAL, disse acreditar que “esta sinergia tripartida vai alavancar este projeto, chegando mais próximo das pessoas que estão a precisar do nosso apoio nesta Era Digital” e acrescentou que “em Portugal ainda temos 16% da população que não sabe utilizar a internet e é nosso desígnio fazer com que estes cidadãos entrem neste novo mundo, que é o mundo digital”.

Ler Mais





Comentários
Loading...