Da Accenture à Galp: Como é que as empresas promovem a saúde mental dos trabalhadores?
A valorização da saúde mental e bem-estar dos trabalhadores é fundamental para a criação de um ambiente de trabalho saudável, pois a produtividade ou captação e retenção de talento traduzem-se em benefícios da aposta direta na saúde mental dos trabalhadores.
Estas são duas das informações disponibilizadas no guia da Fundação José Neves para ajudar as empresas a promover a saúde mental dos trabalhadores, uma vez que os problemas de saúde mental podem afetar e reduzir a produtividade dos trabalhadores em 12 dias por ano.
Carlos Oliveira, Presidente Executivo da Fundação José Neves, refere que “torna-se imperativo que as empresas não só apostem cada vez mais no bem-estar e saúde mental dos trabalhadores, mas que também percebam que o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional só traz benefícios: na produtividade, no ambiente de trabalho e nos índices de satisfação gerais dos trabalhadores. Metade das 16h disponíveis do dia são passadas no local de trabalho, pelo que é extremamente importante investir em saúde mental e em práticas que se traduzam numa melhoria das condições no local de trabalho. Este Guia contempla várias estratégias para sensibilizar gestores e decisores para fomentar um ambiente de trabalho mais saudável a todos os níveis.”
Para além de disponibilizar várias práticas para a criação de um ambiente de trabalho saudável, apresenta ainda exemplos práticos utilizados por empresas como a Accenture, BIAL, EDP, Farfetch, GALP e REN, que podem inspirar e motivar o processo de mudança para um ambiente de trabalho mais saudável:
Accenture
Tendo em conta que reconhece que “uma organização é feita de pessoas e para pessoas e que estas só estão no seu melhor no trabalho quando o seu ‘Eu’ está equilibrado”, tem quatro pilares: a saúde física, a saúde emocional e mental, o sentido de pertença e as motivações e propósito para os quais desenvolveu vários programas e iniciativas focados no bem-estar e promoção da saúde mental.
BIAL
A empresa que considera que “o valor das pessoas e potencial para a instituição está intrinsecamente ligado ao seu bem-estar e estado de saúde” engloba a medicina do trabalho e a medicina curativa com a disponibilização de uma equipa médica e de enfermeiros nas suas instalações, um plano de seguro de saúde para todos os trabalhadores e o reembolso de despesas com medicamentos da empresa, medidas que abrangem também o agregado familiar dos mesmos. A empresa promove também um conjunto de atividades e eventos que visam promover o bem-estar físico e mental dos seus colaboradores.
EDP
A estratégia e as medidas de bem-estar implementadas pela energética incluem cinco dimensões: bem-estar físico (seguro de saúde, consultas de nutrição, aulas de ginástica online), bem-estar emocional (campanha Mind Your Mind, linhas de apoio psicológico), bem-estar social (programa de voluntariado, medidas de apoio à parentalidade, apoio e acompanhamento social), bem-estar profissional (modelo de trabalho híbrido, experiência de aprendizagem e de desenvolvimento) e bem-estar financeiro (literacia financeira, consultoria jurídica).
Farfetch
A abordagem da empresa procura centrar-se nas motivações e necessidades das pessoas, como a possibilidade de trabalhar em formato híbrido e a criação de uma equipa de trabalho multidisciplinar com a missão de desenhar um modelo holístico de bem-estar dos seus colaboradores centrado na saúde mental e emocional. Disponibiliza ainda serviços de psicoterapia e coaching online gratuitos e realiza webinars sobre saúde mental e bem-estar.
Galp
A área da saúde da petrolífera conta com medicina do trabalho e pela medicina curativa tendo ainda psicólogos que fazem também gestão dos incidentes críticos, ministrando ações de grupo para as vítimas e outros trabalhadores deste local de trabalho, assim como intervenções em caso de trauma psicológico. Realiza ainda ações de promoção da saúde mental oportunas, dirigidas para as necessidades específicas dos seus trabalhadores.
REN
Tendo em conta de que acredita ser “fundamental assegurar que os trabalhadores dispõem das melhores condições de saúde para o cumprimento das suas funções”, a estratégia da empresa assenta em três pilares: a medicina do trabalho, a medicina curativa e as iniciativas de saúde e bem-estar físico e mental. Acima de tudo pretende “um alinhamento da estrutura hierárquica com promoção de saúde, de forma a conseguirem prevenir crises e reforçar o bem-estar, a qualidade de vida e a satisfação dos seus trabalhadores.”