Certificados de Aforro e do Tesouro: Quais as principais diferenças?

Numa tentativa de controlar a inflação, o Banco Central Europeu tem adotado medidas duras que têm impactado a economia europeia, nomeadamente com a subida da taxa de juro de referência da Zona Euro.

Neste cenário, os investidores têm procurado aplicar o seu dinheiro, sendo que os Certificados de Aforro e os Certificados do Tesouro veem a procura a aumentar. Ambos têm garantia do Estado, sendo que o que distingue estas aplicações é a forma de cálculo do rendimento.

Tanto os Certificados de Aforro como os Certificados do Tesouro podem ser subscritos junto de um balcão dos CTT, um Espaço Cidadão ou no site da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública.

 

Certificados de Aforro

Na série E dos Certificados de Aforro, atualmente em subscrição, a taxa é calculada mensalmente com base nos valores da Euribor a 3 meses, segundo a fórmula E3+1%, em que E3 é a média dos valores da Euribor a três meses observados nos dez dias úteis anteriores. Não pode resultar uma taxa base superior a 3,5%, nem inferior a 0 por cento.

A Euribor a três meses ronda, atualmente, os 0,7%, mas no início de julho estava negativa (-0,176%).

Nos Certificados de Aforro, o prazo máximo é de dez anos e o mínimo exigido é de 100 euros, sendo que cada subscrição vence juros, que são capitalizados com periodicidade trimestral.

De sublinhar que os Certificados de Aforro podem ser resgatados em qualquer altura depois dos primeiros três meses.

 

Certificados do Tesouro

No que respeita aos Certificados do Tesouro Poupança Valor, a taxa é crescente e está definida no momento de subscrição (entre 0,7 e 1,6% bruta).

Ao contrário dos certificados de aforro, o mínimo é mais elevado, sendo necessários 1000 euros. No caso de pretender reforços, será necessário fazer novas subscrições.

Os juros são pagos anualmente na conta bancária definida no momento da subscrição e não é permitida a mobilização antes do primeiro pagamento de juros.

A partir do segundo ano, pode somar-se um prémio em função do crescimento do PIB.

Ler Mais





Comentários
Loading...