A opinião de Warren Buffet: quais as dicas para investir em tempos de inflação

A inflação, que já estava elevada devido à pandemia, tem nas últimas semanas continuado a aumentar devido ao conflito entre a Rússia e a Ucrânia.

Em momentos em que a pressão de preços é elevada, é difícil perceber quais as melhores empresas nas quais investir num panorama tão incerto.

Warren Buffet, o dono da Berkshire Hathaway, que integra o ranking das cinco pessoas mais ricas do mundo, tem dado várias sugestões de investimento ao longo das décadas, segundo a ‘MarketWatch’.

O site começa esta jornada em 1981, onde o empresário explica as características das empresas que tendem a ter capacidades para resistir a um momento de inflação elevada.

“A capacidade de aumentar os preços facilmente ser ter medo de registar perdas significativas tanto em quota de mercado como em volume de unidades e a capacidade de adaptar grandes aumentos de volume de dólares no negócio, com apenas investimentos de capital reduzidos”, disse Warren Buffet numa carta aos acionistas.

Em 2009, a recomendação era para uma proteção contra a inflação através do investimento pessoal e nas competências e em negócios nos quais os produtos são procurados mesmo que a empresa necessite de proceder a um aumento de preços, explica a ‘MarketWatch’.

Por último, em 2015, também numa conferência com acionistas, notou que “os melhores negócios durante uma época de inflação são os que se compram uma vez e não precisam de manutenção de investimentos de capital posteriores”. O exemplo que dá para estes negócios é o setor do imobiliário.

Segundo o site, sobre os negócios a evitar, o empresário apontou “qualquer negócio com grandes investimentos de capital”, dando como exemplos o setor de utilitários e de linhas ferroviárias.

Ler Mais





Comentários
Loading...