Inventor português envolvido em investigação à Huawei nos EUA

Nos documentos que compõem a investigação à Huawei nos EUA consta o nome de um português: o empresário e inventor português Rui Pedro Oliveira, que acusou a tecnológica chinesa de violação de patente, resultando num processo num tribunal do Texas, segundo avança o jornal Público. O caso, apesar de não estar relacionado com os restantes casos investigados, está na mira da justiça norte-americana, que quer ter na sua posse o máximo de informação possível.

Recorde-se que a Huawei já foi acusada de 23 crimes e que a antiga responsável financeira está detida preventivamente em casa, no Canadá, desde Janeiro. A violação do embargo comercial contra o Irão é uma das acusações.

De acordo com a mesma publicação, Rui Pedro Oliveira tem até ao próximo dia 14 para responder à acção judicial em que a Huawei refuta ter violado patentes. O português já tem defensor legal nos EUA, um advogado que já tinha litigado contra a companhia no ano passado e que tomou a iniciativa de contactar Rui Pedro Oliveira.

O Público esclarece ainda que a acção é uma iniciativa da Huawei contra as alegações de Rui Pedro Oliveira, que acusa a tecnológica de violar patentes que lhe foram concedidas nos EUA, em 2016 e 2017. Estas patentes protegem os direitos de propriedade sobre a funcionalidade e o design de uma lente acoplável para smartphones, que Rui Pedro Oliveira tentou licenciar à Huawei mas sem sucesso.






Comentários
Loading...