Gestora de fundos UBS vai cobrar taxa aos mais ricos

A UBS, gestora de fortunas da Suíça, está a preparar a aplicação de uma taxa de juro negativa (-1%) aos clientes mais ricos, ou seja, aqueles que depositem mais de 2 milhões de francos suíços (cerca de 1,81 milhões de euros). Segundo adianta o Financial Times, a medida surge em cima da mesa após um período de poucas regras que tem beneficiado particularmente os clientes particulares – os clientes empresariais já conhecem bem a taxa de juro negativa.

A proposta da UBS passa por cobrar, a partir de Novembro deste ano, 0,75% por ano a todos os clientes com depósitos de mais de dois milhões de francos suíços. Isto significa que os clientes receberão menos dinheiro do que aquele que entregaram quando o prazo do depósito terminar.

«Há um ano, todos pensavam que as taxas de juros iriam subir. Agora, já não parece que isso vá acontecer», adianta um senior wealth manager do banco de investimento. Fontes citadas pelo Financial Times indicam ainda que já estará a ser redigida uma carta para os clientes a dar conta da mudança.

O Credit Suisse, o principal rival da UBS, anunciou esta semana avançar com uma medida semelhante e não é o único. Outras instituições bancárias da Zona Euro já adoptaram políticas no mesmo sentido.






Comentários
Loading...