Explicador: Sabe quantas criptomoedas existem?

As criptomoedas são moedas compradas e vendidas online. Não existem fisicamente (notas ou moedas) e não têm por base outro ativo (como o ouro). Além disso, não responde a instituições financeiras tradicionais (bancos), e assentam num sistema descentralizado baseado, muitas vezes, em tecnologia blockchain.

Estes ativos digitais têm revolucionado o mercado principalmente devido à sua descentralização, e todos os dias aparecem novos tokens no mercado. Sabe quantas existem?

Em março de 2022 contavam-se mais de 10.000 criptomoedas no espaço criptográfico, de acordo com o Coinmarketcap, sendo a  Bitcoin, Ethereum e XRP as mais valiosas e populares. Existem ainda milhares com menos seguidores e com um valor muito residual.

Até ao final deste período, o mercado das criptomoedas estava avaliado em 1,1 biliões de euros (1,2 triliões de dólares), uma queda em comparação ao valor registado no final do quarto trimestre de 2021, onde se cifrava nos 2,8 biliões de euros (2,9 triliões de dólares). Esta flutuação no valor das criptomoedas esteve relacionada em grande parte com o impacto da guerra na Ucrânia na economia mundial.

A Bitcoin está a voltar a dominar o universo das criptomoedas, correspondendo agora a 44% do valor total do mercado das moedas digitais, a maior percentagem desde outubro do ano passado, pouco antes da última subida do mercado.