Google vai investir 116 milhões de euros em torre solar nos EUA
A nova central vai ter a capacidade para gerar 392 megawatts de potência ao longo da sua vida útil. Será o suficiente para assegurar a manutenção de cerca de 90 mil carros eléctricos por mais de 25 anos. Este é o maior investimento da Google nas energias renováveis.
O projecto de energia solar vai ser construído no deserto de Mojave, perto de Los Angeles, na Califórnia, num investimento de 116 milhões de euros (168 milhões de dólares). Segundo informações da empresa, o novo projecto não vai depender de células fotovoltaicas, que capturam a luz solar para convertê-la em energia. Em vez disso, vai ser utilizado um grande campo de espelhos que concentram e direccionam os raios solares para um mesmo ponto de uma torre geradora. O calor é concentrado numa caldeira com água aquecida a uma temperatura superior a 5550º C, produzindo vapor, que faz girar um conjunto de turbinas, o que vai gerar a electricidade.
A torre de energia vai ter cerca de 450 metros de altura, sendo cercada com 173 mil heliostats, cada um com dois espelhos. O projecto deverá estar concluído em 2013 e está a cargo da empresa BrightSource Energy, do qual a Google é investidor, além do apoio de financiamento do governo americano.
A Google já tinha investido recentemente numa usina solar na Alemanha, no valor de cinco milhões de dólares. Somando todos os investimentos, a empresa já avançou com 250 milhões de dólares para projectos de energias renováveis.