Os mais ricos estão a ficar mais pobres (e a culpa é de Trump e da China)
A guerra comercial entre Donald Trump e a China está a ter consequências para os mais ricos. Pela primeira vez em sete anos, o valor dos bens das pessoas com maior riqueza em todo o mundo caiu 3% (dados de 2018 versus 2017), ficando-se em 68,1 milhões de milhões de dólares (cerca de 60,7 milhões de milhões de euros).
Segundo o The Guardian, a quebra é justificada com o aumento das taxas de juro e com a incerteza gerada pelo impasse, levando o mercado bolsista a recuar. O país que mais está a sofrer com a disputa é a China, chamando a si mais de um quarto da quebra total na riqueza mundial.
Dados do “World Wealth Report 2019” da Capgemini indicam também que o número de indivíduos com uma riqueza elevada (com pelo menos um milhão de dólares em activos – excluindo automóveis e morada principal, por exemplo) caiu em cerca de 100 mil para 18 milhões. É também a primeira vez, desde 2011, que se verifica uma descida neste indicador – ainda que existissem mais sete milhões destes indivíduos em 2018 do que em 2011.