ISEG Executive Education: Preparar executivos para o futuro

A formação de executivos antecipa e acompanha o que são as necessidades da economia, empresas e executivos. Nesse sentido, a aquisição de competências, ferramentas e soft skills que permitam liderar em períodos de grande incerteza e que promovam a transformação de mindset necessária para que as pessoas e organizações sejam mais ágeis e inovadoras serão o foco do ISEG Executive Education neste ano de 2022. Para isso, o Strategic Leadership Program, que desenvolvem em parceria com a Universidade de Columbia (a segunda melhor universidade a nível mundial segundo os rankings do Financial Times), é o grande destaque da oferta da instituição.

«É um programa inovador, desenhado para a alta direcção, que visa dotar os líderes com as ferramentas, contexto e conteúdo de última geração necessários para assumir mudanças, gerir com sucesso e liderar de forma eficaz», explica Luís Cardoso, presidente do ISEG Executive Education. O programa está divido em três momentos, entre Lisboa e Nova Iorque. 1) “Immerse – The Leader’s Agenda”, em Lisboa; 2) “Develop – The Leader’s Journey”, em Nova Iorque; 3) “Engage – The Faces of Leadership”, em Lisboa. «Trata-se de um programa único, de enorme prestígio, que apoiará os maiores líderes portugueses na transformação do seu mindset e na criação de uma rede de network valiosa, que durará uma vida», acrescenta Luís Cardoso.

Em relação aos modelos de ensino, a instituição está focada na inovação das metodologias e na entrega da melhor experiência aos participantes, em função dos seus objectivos. «Após dois anos de grandes e rápidas transformações, em que investimos em tecnologia e formação do corpo docente, estamos habilitados a realizar formações online, síncronas e assíncronas. blended ou presenciais com o nível de excelência que os nossos participantes procuram», sublinha o presidente do ISEG Executive Education.


DESAFIOS

Um dos grandes desafios da aprendizagem à distância é manter os níveis de concentração dos participantes durante as sessões. Para isso, foi fundamental preparar todo o corpo docente para metodologias de active learning, que asseguram mudanças de dinâmica durante a sessão e maior envolvimento dos participantes, através do learning by doing. «A criação de um knowledge centre para cada programa, com documentação própria, que permita a preparação das sessões e a criação de jornadas individuais de aplicação dos conceitos adquiridos também é uma estratégia que mantemos, com excelente feedback por parte dos participantes», afirma.

O ISEG Executive Education é também uma referência na integração dos domínios de big data e tecnologia na gestão. A instituição é, igualmente, a maior referência nacional na matemática aplicada à economia e gestão, como comprova a procura e a média de acesso à licenciatura em MAEG, que é, efectivamente, uma das mais altas do país sucessivamente.

«A esse know-how interno podemos juntar as valiosas parcerias que temos com a Microsoft, a Google e a Amazon, que nos permitem ter programas com um grande histórico e elevados níveis de procura, como são o caso das pós-graduações em Data Science & Business Analytics em parceria com a Microsoft, em Marketing Digital em parceria com a Google, e em Applied Artificial Intelligence & Machine Learning em parceria com a Amazon Web Services. Além de uma parceria com o Instituto Superior Técnico, que assegura uma área de disrupção digital no ISEG MBA», revela o presidente do ISEG Executive Education.

A instituição tem ainda um vasto conjunto de programas com participantes internacionais, vindos de todo o mundo, e desenvolve também programas customizados para organizações internacionais, com um especial destaque para os países de expressão portuguesa.

«Os nossos programas são sempre focados em inovar na forma como entregamos conhecimento, promovendo transformações de mindset que permitam elevar o desempenho profissional dos participantes. A diversidade é algo que sempre existiu e valorizamos, por sermos reconhecidamente uma escola plural. Nesse sentido, não criamos uma divisão entre perfis, fazemos sim uma customização em função do público-alvo para o qual estamos a trabalhar, que levam a que asseguremos metodologias self paced, como são os sprints de inovação que desenvolvemos, programas presenciais ou online, seja síncrono ou assíncrono, ou outro tipo de customização que em co-criação com parceiros identifiquemos como valioso para o objectivo final que temos para aquele grupo de participantes», conclui Luís Cardoso.


SUSTENTABILIDADE

Os programas de sustentabilidade da instituição têm sido um sucesso, pela grande procura, excelente feedback e certeza da transformação de mindset de diversos profissionais para uma economia mais verde e sustentável. «Os nossos programas na área da sustentabilidade, que são a pós-graduação em Gestão da Sustentabilidade que conta com 10 edições, o programa Sustainable Finance: Green and Climate Finance que vai iniciar a terceira edição completamente esgotado novamente, e o Sustainability: A Corporate Journey que terá mais um grupo muito alargado de decisores, são programas que se completam entre si, permitindo uma visão holística da sustentabilidade, para uma maior eficácia na sua aplicação nas organizações e, por consequência, economia portuguesa», explica Luís Cardoso.


IMOBILIÁRIO

O mercado imobiliário é para o ISEG Executive Education muito importante e é reconhecido por essa aposta. Além de uma pós-graduação em Gestão e Avaliação Imobiliária, reconhecida internacionalmente pela RICS, tem um programa destinado ao marketing e experiência do sector, que é o Luxury Real Estate Sales Management Course, ambos com excelente performance, ao nível do perfil de participantes, procura e feedback. «Considerámos, por isso, que era o momento de lançar o primeiro programa em Portugal exclusivamente dedicado à comercialização imobiliária, permitindo aos participantes terem uma visão 360 desde a oportunidade ao fecho de negócio. Os resultados não poderiam ser melhores, com um grupo alargado e de perfil bastante sénior que já iniciou a sua jornada de formação e networking. Temos recebido excelentes comentários dos participantes», destaca Luís Cardoso.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “MBA, Pós-graduações & Formação de Executivos”, publicado na edição de Março (n.º 192) da Executive Digest.

Ler Mais





Comentários
Loading...