Reino Unido vai criar regulamentação para pagamentos com criptomoedas
O Ministério das Finanças do Reino Unido anunciou que pretende criar uma regulamentação para pagamentos com algumas stablecoins, e que está em estudo a aplicação de um conjunto de novos regulamentos para aplicação a um conjunto mais amplo de atividades relacionadas com criptoativos.
Ao contrário da maioria das criptomoedas, a característica essencial das stablecoins é a estabilidade, porque a avaliação deste ativo depende sempre, da valorização de outro, vivendo no mercado atrelado a commodities, a títulos financeiros e até a moedas fiduciárias, como o dólar ou o euro. Este tipo de ativo tem ganho cada vez mais sucesso, sobretudo porque é bastante utilizado em transações DeFi e por ser uma ferramenta financeira explorada por vários bancos centrais como testes pilotos de moedas digitais estaduais, e como objeto de investimento por parte de sociedades e bancos comerciais.
“Vemos um enorme potencial nas criptomoedas… e queremos tirar o máximo proveito deste potencial. Não vamos diminuir os nossos padrões, mas vamos manter a nossa abordagem tecnologicamente neutra. Ter uma regulamentação robusta e eficaz não impedirá a inovação, mas irá impulsioná-la dando às pessoas e empresas a confiança de que precisam para pensar e investir a longo prazo”, disse John Glen, Secretário de Estado do Tesouro do Reino Unido.
John Glen sublinhou ainda que querem transformar o Reino Unido num hub global, no “melhor lugar do mundo para iniciar e escalar empresas de criptoativos. “O Reino Unido está aberto para negócios – aberto para negócios de criptomoedas”, destacou.
O Secretário de Estado do Tesouro do Reino Unido confessou que o Governo tem já um plano detalhado para esta regulamentação, e espera-se que seja anunciado nas próximas semanas.