Biden assina ordem executiva para estudo de dólar digital e outros riscos das criptomoedas
O Presidente dos EUA, Joe Biden, vai assinar esta quarta-feira uma ordem executiva para que o governo avalie os riscos e benefícios de criar um dólar digital para o banco central, assim como pede sejam avaliados outros problemas relacionados com os mercados das criptomoedas, disseram responsáveis dos EUA.
Segundo a ‘Reuters’, esta ordem vai juntar o Departamento do Tesouro, o Departamento do Comércio e outras entidades dos EUA para que sejam feitos vários relatórios sobre “o futuro da moeda” digital e o papel das criptomoedas.
O mercado das criptomoedas, que recentemente superou os três biliões de dólares em novembro de 2021, tem de ser avaliado para assegurar a segurança, a estabilidade financeira e a competitividade dos EUA, perante um aumento da ameaça dos ciberataques em todo o mundo, segundo as declarações dos responsáveis.
Analistas consultados pela agência de notícias veem este pedido de Biden como um reconhecimento de que a importância das criptomoedas está a aumentar, assim como as consequências que podem causar aos EUA e aos sistemas financeiros globais.
Recorde-se que em janeiro, a Reserva Federal dos EUA já tinha questionado se o país adotaria uma moeda digital. Até agora, já noves países lançaram moedas digitais de bancos centrais e 16 – dos quais faz parte a China – começaram a desenvolvê-las, segundo o Atlantic Council. Este aumento de moedas digitais por todo o mundo tem preocupado Washington sobre a dominância do dólar.