Pretende proteger o seu portefólio de ativos perante as tensões na Ucrânia? Veja aqui como
Esta quinta-feira amanheceu com a notícia que a guerra começou na Ucrânia. Perante esta ameaça real, o petróleo disparou acima dos 100 dólares por barril pela primeira vez em sete anos, e os mercados de obrigações e de ações afundaram.
A Rússia é o terceiro maior exportador de petróleo do mundo e, em declarações ao site ‘Business Insider’, o chefe do departamento de investimento do UBS, Mark Haefele, disse que “entre as principais questões para o mercado é se isto vai levar a que os países europeus e a NATO reduzam as importações energéticas da Rússia”.
Antes de a guerra começar, já se previam quedas acentuadas dos índices, o que significa que estas previsões ainda nem sequer descontam os riscos geopolíticos.
No entanto o banco suíço partilhou cinco estratégias de investimento para que possa proteger o seu portefólio durante o momento de pânico que os mercados enfrentam:
– Manter o portefólio diversificado: é importante ter uma carteira com vários ativos, em várias regiões, de vários setores.
– Ter commodities nos portefólios: podem ser uma proteção eficaz perante riscos geopolíticos, assim como ser uma fonte de retornos no ambiente de crescimento, inflação persistente e taxas elevadas que presenciamos. Os analistas do UBS apontam para o ouro como uma das commodities a comprar, pois é visto como um ativo seguro ao qual os investidores recorrem em tempos de crise.
– Posicionar-se para uma robustez do dólar: o dólar, assim como o ouro, é considerado um ativo seguro, pois em momentos de tensão ou incerteza tem tendência a subir. O facto de estarem iminentes vários aumentos das taxas de juro nos EUA também está a sustentar a moeda norte-americana.
– Comprar ações do setor energético, financeiro e da região da Zona Euro: estes dois setores têm tido um bom desempenho desde o início de 2022, mesmo com o fraco desempenho do mercado como um todo. O facto de a região da Zona Euro estar tão próximo do conflito, continuam a ter um desempenho acima das ações dos EUA.
– Equilibrar o portefólio com ações relacionadas com os cuidados de saúde: são uma opção segura para a eventualidade de as ações do setor energético ou financeiro ficarem comprometidas.
Este artigo é meramente informativo e os investimentos devem ser feitos mediante a consulta de um profissional ou empresa especializada em investimentos.