Como é que uma invasão da Ucrânia por parte da Rússia pode afetar as cadeias de abastecimento?

Tanto a Rússia como a Ucrânia são das principais exportadoras de matérias-primas como trigo, milho, metais e outras commodites, e após o Presidente Vladimir Putin ter mandando os militares para as regiões separatistas pró-Rússia, a ameaça para as cadeias de abastecimento tornou-se mais real.

Desta forma, caso a crise entre os dois países aumente, os preços do petróleo e gás vão aumentar acentuadamente, mas não vai criar apenas uma crise nos mercados energéticos.

Em declarações à ‘CNBC’, vários analistas dizem que as cadeias de fornecimento desde o trigo à cevada, ao cobre e ao níquel, vão sofrer consequências caso haja uma escalada das tensões. A Europa será a principal prejudicada, uma vez que a Ucrânia é considerado o principal produtor de cereais e derivados do continente.

Em termos de números, a Rússia é o maior exportador de trigo do mundo e, juntamente com a Ucrânia, representam cerca de 29% do mercado global de exportações de trigo. Em 2021, a Ucrânia tornou-se o principal fornecedor de milho da China, substituindo os EUA.

Mas em prática, o que acontecerá às cadeias de abastecimento caso sejam impostas sanções à Rússia?

A Europa depende muito das colheitas de trigo, cevada e centeio provenientes da Ucrânia, por isso, apesar de ainda faltar algum tempo para a época das colheitas, se o conflito se prolongar, pode levar a escassez de produtos como o pão. Pode ainda aumentar os preços, devido à escassez desses produtos. Para além da Europa, as regiões do Médio Oriente e África também serão prejudicadas.

Com estas preocupações, os futuros do trigo e do milho em Chicago já registam subidas acentuadas. Desde o início do ano, os futuros do trigo já subiram 12% e os do milho 14,5%, segundo a ‘CNBC’.

No que toca ao mercado da energia, como a Rússia é o maior fornecedor de gás natural e petróleo da União Europeia, uma guerra afetaria não só a produção de produtos como os fertilizantes, como consequentemente a atividade agrícola.

Finalmente no setor dos metais e matérias-primas, a Ucrânia tem vindo a aumentar as exportações neste setor, sendo ainda um dos principais fornecedores de minerais e outras commodities.

A Rússia é responsável por cerca de 10% das reservas globais de cobre e é a maior produtora de níquel e platina. E porque é que estes metais são importantes? Porque o níquel, por exemplo, é usado nas baterias de veículos elétricos, algo que já estava em escassez na época da pandemia, antes sequer de existir risco de guerra.

Ler Mais





Comentários
Loading...