Air France-KLM reduz prejuízo e regista resultado operacional acima dos valores pré-pandemia
Os resultados operacionais da companhia aérea francesa foram de 178 milhões de euros, acima do valor pré-pandemia do quarto trimestre de 2019, devido ao controlo de custos e aos programas de reestruturação, apesar da queda das receitas.
A empresa reduziu o prejuízo líquido para 127 milhões de euros, uma melhoria de 874 milhões de euros face ao mesmo trimestre do ano passado, devido às receitas de 4.838 milhões de euros, um valor 2.475 milhões de euros acima do quarto trimestre do ano passado.
A melhoria, tanto nos resultados operacionais como no prejuízo, deveu-se à transformação e aos esforços de reestruturação que a empresa teve de adotar perante a pandemia, assim como todo o setor de aviação europeu.
O EBITDA do grupo foi de 745 milhões de euros, uma subida de 2.440 milhões face ao ano passado. No início do ano, a empresa foi impactada pelos confinamentos em toda a Europa, mas a partir de junho, com o levantamento das restrições das viagens, conseguiu recuperar de forma rentável.
Para o ano fiscal de 2022 a Air France-KLM não forneceu projeções financeiras, tendo em conta a continuação da incerteza na situação da pandemia de Covid-19.