Escassez de semicondutores leva a mínimo histórico de vendas de carros na UE

Em janeiro de 2022, as vendas de carros novos na União Europeia continuaram a cair, devido à atual escassez de semicondutores, registando um novo mínimo histórico no primeiro mês do ano.

Já em janeiro de 2021, o indicador tinha registado um recorde, mas este ano as vendas contraíram mais 6% para o novo recorde mínimo de 682.596 unidades, segundo os dados divulgados pela Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis, ou ACEA, na sigla em inglês.

Apesar destes dados, alguns mercados no centro da Europa registaram ganhos no mês passado, com a Eslováquia e a Roménia a registar as maiores subidas. A Polónia foi o país do centro da Europa com a descida mais acentuada.

Na Europa Ocidental, a maioria dos países registou resultados negativos. Dos quatro principais mercados automóveis, Itália registou uma queda de 19,7% e França uma perda de 18,6%, ao passo que na Alemanha as vendas de carros cresceram 8,5% e em Espanha também subiram, mas apenas 1%.

Portugal pertence aos países que contribuíram para o mínimo histórico, com uma queda de 2% para 9.829 unidades.

Em termos de marcas, a que registou uma queda percentual mais acentuada foi a Volvo, que desceu 20,2% para 19.421 unidades e a Honda registou a subida percentual mais acentuada ao somar 50,7% para 5.464 veículos.

Ler Mais





Comentários
Loading...