9 princípios para as empresas de seguros se adaptarem aos desafios emergentes
Apesar das dificuldades na geração de lucros para a indústria das seguradoras, as mudanças causadas pela pandemia de Covid-19 trouxeram novas oportunidades para o setor, sendo que estão no momento certo para tirarem proveito dessas ocasiões.
Por isso, como é que as seguradoras podem criar valor para os acionistas, melhorar a experiência dos clientes, e atrair e reter talento? Como podem, a nível individual e coletivo, reformular a posição e o objetivo dos seguros na sociedade?
A McKinsey & Company, uma empresa de consultoria, identificou uma lista de nove princípios que as empresas devem seguir para responder a estas questões:
– Fazer dos princípios ambientais, sociais e de governança (ESG) uma característica central no modelo de negócio. Com as alterações climáticas em foco a nível global, e apesar de muitas seguradoras já terem iniciado a incorporação dos riscos climáticos nos processos de investimento, muitas também se mantêm inalteradas sem referência a esse problema global.
– Recuperar a relevância através da inovação de produtos e cobertura de novos riscos. Sendo que a pandemia trouxe novos riscos, a mudança da oferta das seguradoras para novos produtos demonstra novas oportunidades de inovação.
– Melhorar e personalizar o envolvimento e a experiência do cliente. É crucial para as seguradoras que a experiência de comunicação para o cliente seja sem interrupções e linear.
– Envolver-se com o ecossistema e as insurtechs. A envolvência com ecossistemas pode gerar cerca de 70 biliões de euros de lucro para as seguradoras em 2030. Desta forma, os principais responsáveis da indústria estão a estudar formas de se integrarem em ecossistemas emergentes de áreas como a mobilidade, saúde e a casa conectada.
– Desenvolver novos negócios para a era digital. Num mundo em que o digitar reina em quase todos os negócios, os investidores identificaram potencial nesta área para melhorar o setor.
– Escalar o impacto a partir de dados e analytics. Os responsáveis empresariais veem nos dados e no analytics um grande potencial, mesmo para empresas que já tenham um bom desempenho.
– Modernizar as principais plataformas tecnológicas. Numa sociedade digitalizada, muitas seguradoras têm de substituir os sistemas base antigos por plataformas tecnológicas que estejam em concordância com os requisitos da era digital.
– Endereçar o imperativo da produtividade. Apesar de cada caso empresarial ser um caso, uma boa forma de melhorar a produtividade é estabelecer o caminho e o potencial de desempenho total do negócio, incluindo vendas e distribuição, desenvolvimento de produto, operações, tecnologia e funções corporativas.
– Repensar a cultura, diversidade, e formas de atrair e reter talento. Com o fim da obrigatoriedade do teletrabalho, o regresso aos escritórios pode significar uma oportunidade para iniciar um modelo operacional novo e mais eficaz, adaptado a empresas e funcionários que operam numa situação ainda de incerteza.