3 principais características que os CEO procuram em 2022, de acordo com especialistas em carreira
A diferença entre conseguir uma oferta fantástica de trabalho ou uma rejeição pode resumir-se às habilidades — não apenas as qualificações que tem no seu currículo, mas também os exemplos que dá numa entrevista ou carta de apresentação destacando os pontos fortes.
Aqui estão as três principais habilidades que os candidatos a emprego precisam em 2022, de acordo com a especialista em carreira McCaskill e Monster Vicki Salemi:
1 – Fiabilidade – Os funcionários confiáveis são enormes ativos para as empresas. McCaskill observa que a confiabilidade é uma “habilidade chave” que os empregadores esperam ter nas suas equipas e um atributo importante a destacar no seu currículo. “Existem várias maneiras de destacar a fiabilidade, desde demonstrar que é capaz de ser autossuficiente e atingir metas para a empresa, até destacar a liderança num projeto importante”, explica;
2 – Comunicação – Se for frequente e clara é uma habilidade crítica que os recrutadores estão a procurar em candidatos a empregos, especialmente, porque muitas empresas continuam a trabalhar de forma remota ou híbrida. “A pandemia exacerbou a necessidade de se destacar na comunicação, para garantir que nada se perca na tradução porque estamos a trabalhar em lugares diferentes, e também a necessidade de empatia neste momento difícil”, diz McCaskill;
3 – Resolução de problemas – As habilidades de resolução de problemas tornaram-se essenciais num ambiente de trabalho onde a comunicação e a colaboração podem revelar-se fragmentadas. Os empregadores querem pessoas que sejam rápidas e que estejam confortáveis a resolver conflitos com soluções únicas. Antes de uma entrevista, recomenda-se pensar em pelo menos uma situação em que já assumiu a liderança e resolveu um problema usando criatividade e pensamento crítico.