Frente a frente pelos pés dos consumidores
Adidas, Nike ou converse são três marcas que têm vindo a disputar a conquista da atenção dos consumidores. com maior inovação ou mais tendências
Por: Mark Wilson, Fast Company
A Nike e a Adidas são concorrentes ferozes. E, coincidentemente (ou não), ambas as empresas lançaram algumas das notícias mais importantes do ano no mesmo dia. Primeiro a Adidas, que apresentou os Futurecraft Loop, uns ténis totalmente feitos de material reciclável. Quando deixamos de os usar, devolvemo-los à Adidas, e a empresa desfá-los e transforma-os nuns novos – que podem não ser um clone perfeito dos que tínhamos, mas que são mais sustentáveis. Como é que um produto destes muda de geração para geração? E como é que a Adidas nos irá vender uns ténis que nos quererá vender de novo?
Depois, a Nike – ou, mais especificamente, a Nike e a Converse. Na última década, a Converse reemergiu como uma marca de lifestyle retro-chic. Agora, a Converse quer reentrar no mundo do basquetebol competitivo. Por isso, juntou-se à empresa-mãe, a Nike, que partilhou as suas tecnologias. O resultado é semelhante a um Chuck Taylor, mas recheado com as últimas tecnologias da Nike. E é fantástico.
Ambos os projectos dão origem a perguntas sobre o design de produto: o importante é o ambiente? O desempenho? As tendências? Ou tudo ao mesmo tempo? Só o tempo o dirá – mas por agora, é divertido ver este jogo das bancadas.
Pode ler o artigo na íntegra na edição de Maio.