Carros elétricos fazem disparar preço do lítio. Preço da matéria-prima aumenta 200%

A procura por veículos elétricos no ano de 2021 aumentou e a oferta de lítio foi escassa. Resultado? Os preços aumentara aproximadamente 200% e impulsionou as ações das empresas produtoras.

Quem o explica é o estrategista da eToro Ben Laidler, que prespetiva ainda que a oferta do que chama “ouro branco” aumente 30% em 2022, mas será acompanhado por um contínuo crescimento da procura do segmento elétrico no mercado automóvel, o que deve “manter o mercado deficitário e os preços sustentados”, revela o ‘elEconomista’.

Laidler explica que 70% do lítio é usado para baterias, com cerca de 10 kg para cada veículo elétrico.

“A procura está a acelerar com o aumento da adoção de EV, que está apenas a começar. Além disso, o fornecimento está no topo da curva de custo, suportando preços acima da média, e os preços do produtor irão subir conforme a atualização dos contratos. E nem todo o abastecimento necessário terá resposta”, diz Ben Laidler, de acordo com a mesma fonte.

O estrategista da eToro explica ainda que o aumento da oferta está a reacender os temores do boom de 2017-19, que levou a que os principais produtores quadruplicassem os investimentos e provocassem uma queda de 50% no preço do lítio. “A diferença agora é a forte adoção de veículos elétricos”, sublinha.






Comentários
Loading...