Preço dos alimentos aumentou 28% e atinge níveis dos anos 70

Os preços dos alimentos continuam a subir. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, a última vez que se registaram aumentos tão altos, foi em meados dos anos 70. O ano fechou com os produtos do sector alimentar mais caros cerca de 28,1%.

Os alimentos subiram o preço de tal forma que estão a contribuir para um aumento mais amplo da inflação, à medida que as economias se recuperam da crise causada pela Covid-19. A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura alertou para o facto de que  os custos mais altos estão a deixar as populações mais pobres nos países que dependem das importações dos seus produtos.

“A pandemia e a crescente incerteza climática deixam pouco espaço para o otimismo”, afirma Abdolreza Abbassian, economista da agência de alimentos da ONU, numa nota já publicada.

Os principais aumentos verificam-se nos óleos vegetais (66%), no açúcar (37,5%) e nos cereais, base da dieta em todo o mundo, em cerca de 27%. Quem conseguiu escapar dos aumentos generalizados foi o arroz que está 4% mais barato.






Comentários
Loading...