Aumento da produção de petróleo da OPEP volta a atingir meta a encerrar 2021
Verificou-se um aumento da produção de petróleo da OPEP em dezembro passado, superando o aumento previsto após um acordo feito com alguns parceiros de negócio na Arábia Saudita, Angola, Emirados Árabes Unidos e Argélia.
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) bombeou 27,80 milhões de barris por dia (bpd) no último mês do ano passado, o que significa mais de 70.000 bpd em relação ao mês anterior. Porém, ainda aquém do aumento de 253.000 bpd permitido pelo acordo de fornecimento, revela uma pesquisa realizada pela ‘Reuters’.
O maior aumento em dezembro veio do principal produtor da OPEP, a Arábia Saudita, que impulsionou a produção em grande parte como prometido com o acordo. O segundo maior, veio de Angola, que exportou mais cinco cargas no mesmo mês, de acordo com os horários de carregamento. No entanto, a produção ainda está em declínio de longo prazo e a conformidade angolana, de 315%, está entre as maiores da OPEP. Os Emirados Árabes Unidos e a Argélia também tiveram cotas mais altas, e o produtor isento, a Venezuela, bombeou mais à medida que interrompe um declínio de anos na sua produção.
Esta pesquisa da ‘Reuters’ teve como objetivo, acompanhar a oferta de mercado e baseou-se em dados fornecidos por fontes externas, números de fluxos da Refinitiv Eikon, informações de petroleiros como a Petro-Logistics e Kpler, bem como, dados fornecidos por fontes de outras empresas petrolíferas, OPEP e consultores.