ISQ integra iniciativa europeia para a cibersegurança na indústria 4.0
O ISQ vai integrar o Projeto Europeu Erasmus+ Encrypt 4.0, uma iniciativa conjunta de criação de uma task-force para a cibersegurança na indústria Europeia. Os riscos na indústria e na manufatura são cada vez mais complexos e com tendência para crescer, o que torna urgente equipar as PME com as ferramentas adequadas ao ambiente dinâmico da indústria 4.0.
Salienta-se que, 60% das PME ao sofrer um ataque cibernético, acaba por perder o seu negócio no prazo de seis meses. “Esta matriz permitirá uma visão geral sistemática do cenário de risco de cibersegurança e a criação de perfis de risco precisos, em tempo real, de forma a possibilitar a adoção de medidas preventivas e a estabelecer medidas corretivas, em fábricas inteligentes. O ISQ irá ainda desenvolver laboratórios de capacitação online em cibersegurança bem como uma ferramenta de acervo documental com casos reais de ciberataques que será alimentada e comentada em regime aberto”, explica Pedro Matias, presidente do Grupo ISQ.
Importante referir que os ciberataques estão entre os cinco principais riscos globais, segundo o Fórum Económico Mundial. A Cybersecurity Ventures prevê que, globalmente, os impactos relacionados com o cibercrime em 2021 serão maiores do que todos os desastres naturais no período de um ano.