Primeira SMS do mundo vai a leilão em forma de NFT. Valor arrecadado servirá para apoiar refugiados

A Vodafone vai leiloar a primeira mensagem de texto da história, e a receita do leilão irá para a Agência das Nações Unidas para Refugiados. O licitante vencedor possuirá um certificado digital de autenticidade da primeira SMS do mundo.

Diz “Feliz Natal” e foi a primeira SMS enviada na história das telecomunicações. Agora vai ser leiloada em forma de token não fungível (NFT), explicou a Vodafone. A operadora explica ainda que, por motivos jurídicos, o licitante vencedor também receberá bens tangíveis, entre eles uma moldura digital para exibição do SMS.

O leilão será realizado pela Aguttes Auction House, em Paris. Os licitadores podem pagar em Ethereum, a segunda moeda com melhor cotação no mercado a seguir à Bitcoin, e a Agutter prevê que as licitações possam ir entre os 100 mil e os 200 mil euros.

“Através desta combinação de tecnologia inovadora e movimento pelo bem social, a ACNUR [Agência das Nações Unidas para Refugiados] pode continuar a ajudar refugiados e pessoas que foram forçadas a deixar as suas casas, dando-lhes a oportunidade de transformar as suas vidas e construir um futuro melhor para si, para os seus entes queridos e para as suas comunidades”, disse, Christian Schaake, Diretor do Serviço de Parcerias do Setor Privado do ACNUR.

 

O que são NFT?

Os NFT são atualmente uma das maiores tendências dos mercados dos criptoativos, tendo duplicado o número de transações deste produto entre 2020 e 2021.

A sigla NFT deriva do termo anglo-saxónico “Non-fungible token” que se pode aproximar para portugês para algo como um Ativo Virtual Não Fungível.

Os tokens não-fungíveis, ou NFT’s – como são conhecidos, são, arquivos digitais (ou arte digital) com identidade e propriedade verificados. Estes ativos podem ser imagens virtuais, desde GIF’s a JPEG’s, músicas, itens dentro de videojogos, terrenos virtuais, vídeos, ou qualquer elemento que seja virtual e autenticável.

A sua não-fungibilidade significa que são únicos e não podem ser substituídos por outros, e este é um dos fatores que tem contribuído para as somas avolutadas que têm transacionado na Internet. A exclusividade desperta sempre a curiosidade, e já sabemos que quando uma se junta à outra, por norma, o preço dispara.

O que garante a exclusividade e propriedade dos NFT’s é a tecnologia blockchain, um sistema inalterável baseado na matemática da cripografia, sendo que a maior parte destes tokens faz parte da blockchain Ethereum. Esta criptomoeda funciona como a famosa bitcoin, mas a sua blockchain armazena informações extras que suportam os NFT’s de forma inequivoca. Já há quem prefira estes tokens à arte convencional, pois ao ser 100% digital não se deteora, como acontece com o passar dos anos aos ativos físicos.

Ler Mais





Comentários
Loading...