Ano novo, vida nova? Dicas para melhorar a sua saúde financeira
A poucas semanas do início de 2022, é natural que as novas resoluções comecem a ser ponderadas, com o dinheiro a protagonizar, por norma, um papel importante nesses planos.
Já criou a sua lista para o próximo ano? Conheça algumas ideias para juntar à mesma:
1- Criar um orçamento familiar
Planificar o seu orçamento, tentando incluir todas despesas fixas que tem mensalmente, como renda, água, gás, luz, prestação da casa, entre outros, e atribuir um montante a cada uma é uma boa forma de começar o ano a zelar pela sua saúde financeira.
Com este orçamento, será mais fácil gerir as suas finanças, dado que sabe com exatidão para onde vai o seu dinheiro, conseguindo perceber quanto sobra para despesas adicionais, além de poder também reforçar a sua conta-poupança.
2- Ida ao supermercado
Antes de se deslocar ao supermercado, prepare sempre uma lista dos artigos que realmente necessita, evitando, assim, comprar produtos indispensáveis ou por impulso (não esquecendo os sacos em casa).
Durante as compras, seja crítico com as promoções e os descontos com que se depare e veja se os mesmos compensam. Além disso, evite ir ao supermercado com fome, controlando assim as compras por impulso e a tentação de levar alimentos que, noutra situação, não compraria.
3- Reduzir as comissões dos cartões de crédito
Comece o ano a informar-se sobre opções de cartão de crédito, comparando os vários tipos que lhe forem sendo apresentados, dando maior atenção àqueles com comissões mais baixas. Tente procurar cartões sem anuidade ou que tenham vantagens como milhas aéreas, cashback, pontos ou descontos.
4- Fazer estimativas
Guarde todas as faturas das suas despesas (e de toda a sua família, se for o caso) durante um mês e tome nota dos gastos feitos diariamente. Após o primeiro mês, faça uma estimativa de custos para 12 meses.
Além disso, tente perceber quais desses gastos podem ser excluídos e veja qual o valor que lhe sobra.
5- Combustível
Tente informar-se sobre o posto de combustível mais próximo de si que pratica os melhores preços antes de sair de casa para abastecer. É também importante ter atenção às recomendações do fabricante para a manutenção – problemas nos injetores, velas, pastilhas dos travões, óleo ou filtros – que podem levar a um aumento do consumo em 50%. Esteja atento à pressão dos pneus, já que uma pressão inferior a 0,5 bar à recomendada aumenta o consumo entre 2% e 3%.
6- Viagens
Apesar de, nesta altura, a realização de viagens estar dependente das circunstâncias e da evolução epidemiológica, caso esteja já a pensar planear viajar no próximo ano faça os planos com muita antecedência. Poderá poupar até 56% em média se reservar voos com 73 dias de antecedência dentro da Europa e uma média de 24% se marcar voos para destinos no resto do mundo com 57 dias de antecedência. Além disso, se conseguir ser mais flexível nas datas de partida também conseguirá fazer reservas com taxas mais baixas.