Quais as vantagens do mindfulness no trabalho?

Recorrer ao mindfulness em contexto laboral pode trazer uma série de benefícios para a própria organização e para os trabalhadores.

A Adecco explica como é que a prática do mindfulness contribui para a melhoria do ambiente de trabalho, incluindo o bem-estar dos profissionais, as suas relações e a criatividade pessoal.

 

Bem-estar

De acordo com a consultora, as empresas estão por fim a torna-se mais mais conscientes e mais empenhadas em ter soluções que ajudem a proporcionar bem-estar aos funcionários, dado que absentismo, rotatividade e falta de produtividade representam custos para as empresas que estão intimamente ligados ao stresse e à saúde mental dos empregados.

“A resiliência e a capacidade de lidar com situações difíceis é fundamental para o bem-estar. Durante períodos stressantes, os empregados com altos níveis de resiliência poderão perseverar e permanecer empenhados e produtivos. O mindfulness no trabalho pode reforçar esta resiliência ao equipar os empregados com a capacidade de compreender as suas emoções, o seu nível de stresse e a sua capacidade de os influenciar”, explica a Adecco, sublinhando que a “capacitação em mindfulness permite aos profissionais responderem eficazmente a situações difíceis”.

 

Relacionamentos

“Relações de trabalho saudáveis são a pedra angular da felicidade das pessoas em ambiente laboral”, diz a Adecco.

Assim, relações de trabalho positivas contribuem para equipas mais produtivas, encorajam comportamentos altruístas, fomentando uma maior produtividade

A Adecco refere ainda que a aposta em relações fortes no local de trabalho é importante para os líderes organizacionais, que devem desenvolver a capacidade de reconhecer os seus pensamentos e ambiente de modo a apresentarem uma resposta informada em vez de uma reação emocional às suas equipas.

 

Criatividade

A Adecco defende que a criatividade é fundamental para a inovação e para a resolução de problemas, existindo estudos que apontam para uma relação entre o mindfulness e a criatividade.

“Quando os indivíduos têm um melhor controlo das suas emoções, experimentam menos stresse e são mais criativos. O mindfulness pode ajudar o pensamento criativo ao proporcionar maior foco, geração de ideias e melhor recetividade a novos conceitos”, explica.

 

CAPACITAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS EM MINDFULNESS

 

1- WEBINARS

Os webinars em mindfulness são como programas liderados por especialistas, mas oferecem a flexibilidade de uma participação virtual.

“Estes programas tendem a ser mais rentáveis, escaláveis em diferentes locais e podem também proporcionar aos profissionais maior sentimento de confidencialidade. No entanto, os webinars apresentam os seus próprios desafios uma vez que os participantes são menos responsáveis, pode haver menos envolvimento”, diz a Adecco.

 

2- AUTOESTUDO

Os programas digitais podem proporcionar aos funcionários uma maior autonomia para se formarem em técnicas de mindfulness, uma metodologia de elevada flexibilidade e o baixo custo.

Contudo, podem ser mais desafiantes quanto ao empenho exigido.

 

3- PROGRAMAS ESPECÍFICOS DE MINDFULNESS NO TRABALHO

Estes programas são por norma conduzidos por um especialista e decorrem durante várias semanas, sendo que os funcionários poderão participar nas aulas várias vezes por semana e praticar mindfulness em ambiente de trabalho.

“São uma excelente forma de as pessoas receberem formação estruturada. A formação em técnicas de mindfulness em grupo também tende a ter um impacto positivo na cultura do local de trabalho”, finaliza a Adecco.

Ler Mais





Comentários
Loading...