SEAT inaugura centro de investigação de baterias único no sul da Europa. Investimento ascende a 7 milhões

A SEAT inaugurou esta quarta-feira um novo centro de investigação e desenvolvimento de baterias para automóveis elétricos e híbridos plug-in, num investimento que ultrapassa os 7 milhões de euros.

Localizado no Centro Técnico da empresa automóvel em Martorell, no Test Center Energy serão desenvolvidos e realizados testes de desempenho em sistemas de energia para veículos elétricos e híbridos da CUPRA, SEAT e SEAT MÓ, bem como outras marcas do Grupo Volkswagen..

“O TCE faz parte da rede global de I+D do Grupo Volkswagen e é o primeiro centro do Grupo com estas características na Europa fora da Alemanha, juntando-se a outras instalações semelhantes na China e nos Estados Unidos. O TCE representa mais um passo na estratégia de eletrificação da empresa e quer tornar-se um trunfo fundamental para a realização do projeto da SEAT S.A. de liderar a eletrificação da indústria automóvel espanhola”, explica a fabricante espanhola num comunicado de imprensa, referindo que o novo empreendimento aparece no plano de investimento de 5.000 milhões de euros anunciado pela empresa para eletrificar veículos e instalações.

O objetivo está presente no plano Future: Fast Forward, no qual a SEAT e o Grupo Volkswagen se propõem a transformar Espanha num hub europeu líder em mobilidade elétrica.

Na cerimónia de inauguração estiveram presentes a Ministra da Ciência e Inovação de Espanha, Diana Morant, e do Conseller de Empresa e Trabalho da Generalitat de Catalunha, Roger Torrent, que visitaram as instalações juntamente com o CEO da SEAT e CUPRA, Wayne Griffiths, e o vice-presidente de I+D da empresa, Werner Tietz.

“Hoje é um dia importante para o futuro da SEAT. Temos a oportunidade e a responsabilidade de mudar completamente a nossa indústria. Os fundos da NextGenerationEU poderiam permitir-nos transformar a nossa ambição numa realidade. Esperamos que o Governo publique o PERTE nos próximos dias. Mais atrasos no concurso público poderiam ser críticos para projectos relevantes de Future Fast Forward”, considerou Wayne Griffiths.

O TCE tem como objetivo tornar-se um centro de inovação aberta e de colaboração, onde se pode investigar e aprofundar aspetos relacionados com a formação em novas competências para os veículos elétricos, especialmente focado nos jovens, de acordo com a Seat.

A fabricante espanhola planeia fabricar veículos elétricos em Martorell a partir de 2025.

“No TCE realizar-se-ão até 6.000 testes diferentes, que irão permitir validar e garantir o desempenho de baterias e sistemas de carregamento. Por isso, a inauguração deste centro é uma ótima notícia não só para eletrificar a empresa, mas também porque permitirá posicionarmo-nos como uma referência no desenvolvimento de soluções para a eletromobilidade sustentável”, disse Werner Tietz.

Ler Mais





Comentários
Loading...