Novo CEO da Inditex procura “investimentos chave para o futuro com disciplina financeira”
Pablo Isla, o Presidente Executivo da Inditex em funções até 1 de abril, e o novo CEO do grupo, Óscar García Maceiras, avaliaram esta quarta-feira os resultados obtidos no terceiro trimestre deste ano.
García Maceiras elogiou o modelo de negócio desenvolvido nos últimos anos por Isla, que se focou na integração das vendas físicas com as online. “Gostamos de um modelo único”, comentou, mostrando-se ambicioso para os próximos tempos.
“Ainda numa fase inicial de desenvolvimento de todo o seu potencial. A maneira como a empresa lidou com os momentos difíceis da pandemia e como saiu dela reflete muito”, continuou.
O futuro responsável pela gestão diária da Inditex elencou como prioridade o “investimento em iniciativas-chave para o futuro, com disciplina financeira”.
Além disso, Pablo Isla destacou o desempenho da Inditex no terceiro trimestre, como o aumento das vendas em lojas físicas em relação a 2019, com 11% a menos de estabelecimentos. “O impacto das aquisições foi totalmente recuperado”, disse o CEO.
O executivo foi ainda questionado sobre a política de preços do grupo, que descreve como “estável”, e sobre a previsão de uma margem bruta menor no quarto trimestre em relação à registada no terceiro trimestre, que chegou a 61% , a maior desde 2014.
“Estamos muito felizes com a margem. Devemos lembrar que o terceiro trimestre foi o maior em sete anos, numa altura em que se fala em fortes aumentos de custos. Isso destaca a solidez do modelo”, disse, sublinhando que para 2022 a previsão é de 57,5%.