10 formas de acabar com a procrastinação no trabalho
A Adecco Portugal criou uma lista de dicas a seguir para acabar com a procrastinação no trabalho. Ora veja:
1- Criar uma lista realista de tarefas a cumprir
É importante criar listas de tarefas, mas estas serão apenas eficazes se forem realistas.
“Pode exercer muita pressão desnecessária sobre si próprio, criando listas de afazeres que não são controláveis dentro do tempo que tem para trabalhar nelas. Seja realista, programando, por exemplo, quanto tempo leva a completar as tarefas e o que pode realmente ser executado durante um determinado período”, sugere a Adecco.
2- Começar com uma tarefa da sua preferência
Comece sempre o dia de trabalho com uma tarefa do seu agrado, que irá ajudá-lo a entrar no fluxo do dia de trabalho de forma positiva e evita a frustração, como por exemplo verificar o seu e-mail, ter uma reunião diária de equipa, rever a sua agenda, ou qualquer coisa que lhe dê a predisposição mental e, também, emocional certas.
3- Dividir tarefas em ações mais pequenas e fáceis de gerir
Segundo a Adecco, dividir cada tarefa em ações mais pequenas e flexíveis é uma forma eficaz de as gerir.
“Concentre-se em completar estas pequenas ações uma a uma até que a tarefa maior esteja concluída”; sugere.
4- Não prometer demasiado…
A Adecco explica que p excesso de promessas pode colocar demasiada pressão sobre o seu desempenho. Como o tempo é limitado, é importante geri-lo bem.
“Quando se promete em demasia, é fácil ficar stressado com tudo o que precisa de fazer. Acaba por enfatizar o que está na agenda para fazer em vez de o fazer realmente”, segundo a consultora.
5- Evitar a multitarefa
Concentre-se numa coisa de cada vez. Só depois de estar concluída é que deverá passar para o próximo ponto da agenda de trabalho.
6- Priorizar tarefas
“Dar prioridade às suas tarefas diárias permite-lhe fazer as coisas mais importantes primeiro, quando está fresco. As tarefas podem demorar mais tempo do que o previsto e outras coisas podem surgir durante o dia. Se começar com as tarefas mais importantes, mesmo que não complete toda a sua lista, assegura que cumpre de facto o que é mais relevante”, sugere a Adecco.
7- Comprometer-se com um prazo
Segundo a Adecco, é importante estabelecer uma linha temporal quando está a trabalhar.
“Não só ajuda a planear tarefas de curto e longo prazo, como fica com uma ideia mais objetiva de quanto tempo precisa para completar determinada tarefa”, explica a consultora.
8- Reduzir distrações
É importante criar um ambiente em que as são reduzidas, pois matam o tempo e quebram o foco da atenção para o que precisa de fazer.
Opte por fechar o e-mail, guarde o telefone e silencie os alertas das redes sociais, sugere a Adecco.
9- Comece cada dia de novo
Mesmo que tenha tido um dia difícil anteriormente, comece cada dia a concentrar os seus esforços nas tarefas de ‘hoje’, o que irá ajudá-lo a recuperar o atraso.
“É perfeitamente natural que, em alguns dias, não será tão produtivo quanto desejaria, mas também haverá dias em que conseguirá superar as suas metas. É normal, somos humanos”, explica a consultora.
10- Fazer pausas curtas mas frequentes
“É um desafio para as pessoas concentrarem-se em plena capacidade durante mais de 90 minutos de cada vez”, explica a Adecco, que sugere a realização de pausas curtas, mas frequentes.
Assim, a abordagem de tarefas em blocos realistas torna-se mais produtiva.