5 ideias para celebrar as festas online na sua empresa

Se as suas equipas estão a trabalhar a distância e/ou a sua empresa optou por não realizar o tradicional jantar de Natal, poderá celebrar a quadra festiva virtualmente, através de várias atividades online.

A Adecco Portugal sugere cinco formas de celebrar online este período para todas as empresas. Ora veja:

 

Festa na cozinha

Uma sessão virtual de cozinha pode ser uma ideia interessante e envolvente se quiser que haja uma atividade prática; deixe para a sua equipa a escolha das receitas, de preferência de execução simples e rápida – como bolachas, sobremesas de colher ou bolos.

A festa na cozinha poderá até ser transformada num concurso amigável, com votação final para a sobremesa mais bonita e apetecível, sugere , com prémios que podem ir de t-shirts, a chapéus, um dia de folga, ou outros incentivos.

É importante que todos tenham os seus telemóveis, tablets ou portáteis com a bateria totalmente carregada para que a sessão decorra em pleno e sem interrupções.

“A ideia é criar um incentivo à participação de todos, e uma oportunidade de a equipa socializar, mesmo que à distância, sem ser em contexto de trabalho. Pode parecer estranho, mas não será preciso muito mais do que iniciativa para mobilizar todos… mesmo quem não tem experiência na cozinha, todos terão oportunidade de aprender com os colegas uma receita simples”, explica a Adecco.

 

Contrate um anfitrião para uma festa virtual

Organizar uma festa virtual e uma atividade de formação de equipas pode ser demasiado trabalho durante a época festiva e é diferente de outros projetos virtuais.

Deixe de lado uma parte do seu orçamento para a contratação de um anfitrião virtual.

“Há muitas opções à escolha e empresas de organização de eventos tradicionais, que naturalmente se adaptaram às exigências virtuais, estarão em condições de prestar esse serviço e organizar tudo. Apenas tem que decidir o que pretende: um comediante, um animador de jogos, um concerto só para os seus funcionários. Novamente, o que a sua criatividade e orçamento permitirem”, refere a Adecco. Desta forma, consegue retirar a carga profissional e de stress normais em ambiente de trabalho em reuniões online quotidianas.

Poderá aproveitar as celebrações da quadra festiva juntamente com todos os funcionários em vez de se preocupar em tomar a liderança e todas as competências inerentes do seu cargo.

 

Organize um workshop virtual

Organizar um workshop virtual num ambiente puramente lúdico pode ser a atividade perfeita para criar laços, desenvolver novas competências e hobbies, não devendo estar relacionado com o trabalho.

“De facto, quanto mais dinâmica e ‘fora da caixa’ for, melhor! Aprender algo de novo, e talvez de louco, juntos é quase garantido que irá proporcionar uma memória duradoura e carinhosa entre a sua equipa”, sublinha a Adecco.

Pode avançar com uma sessão virtual de prova de café, de vinhos, tutorial de tricot, ou workshop de origami, de tai chi, tendo por base os interesses pessoais dos trabalhadores.

 

Caixinhas surpresa (para abrir durante um encontro virtual)

Oferecer aos elementos da sua equipa um presente de Natal é uma forma de demonstrar apreço e valorizar o trabalho dos mesmos. Uma pequena caixa surpresa pode ser uma boa ideia para simbolizar a quadra festiva.

Conheça algumas sugestões de orçamento razoável que poderia incluir numa caixa -presente (a enviar por correio):

  • Cartão ou carta de agradecimento personalizado
  • Caneca ou T-shirt com a marca da empresa
  • Acessórios de férias
  • Blocos de notas, lápis, post-it e outros artigos de papelaria
  • Biscoitos, chocolates, café, garrafa de vinho
  • Assinatura-oferta online (Amazon, Spotify, etc.)
  • Jogos de tabuleiro online (Monopólio, Scrabble, dominó, entre outros)

 

Amigo Secreto online

A popular ideia o ‘Amigo Secreto’ é uma ideia a ter em conta mesmo que as equipas estejam a trabalhar a distância.

Escolha um valor máximo para os presentes, mas suficientemente baixo para que todos se sintam à vontade para participar, explica a Adecco.

“No entanto, para quem não tira particular prazer desta iniciativa, mantenha a mente aberta para compreender que, por qualquer motivo, possa haver funcionários que não queiram participar. Se quiser evitar a possibilidade de criar um encargo financeiro para alguém, considere o financiamento do evento como empregador e distribua por todos um montante singelo”, refere a Adecco.

 

 

 

Ler Mais





Comentários
Loading...