Fintech portuguesa Ifthenpay lança plataforma que promete “democratizar a referência multibanco”
A fintech portuguesa Ifthenpay deu um novo contributo para o segmento dos pagamentos digitais com o desenvolvimento de uma plataforma para eventos online, que promete agilizar a gestão de inscrições para empresas e associações.
Numa entrevista concedida à Executive Digest, Filipe Moura, Co-CEO da Ifthenpay, diz que a nova “plataforma veio democratizar a referência Multibanco: “Nestes 16 anos, qualquer empresa que quis utilizar este meio de pagamento, pode fazê-lo, pois nós fizemos a partilha de uma Entidade Multibanco por mil sub-entidades, utilizando os três primeiros dígitos para definir a empresa aderente (comerciante)”.
A “Gateway Pay By Link” inclui os métodos de pagamento nacionais (referência Multibanco, MbWay, PayShop), e internacionais (cartões de crédito Visa e Mastercard), permitindo às entidades aderentes disporem de um formulário para inscrições em eventos, formações, seminários, palestras, concertos, entre outros, com pagamentos integrados.
Nos últimos anos, o grupo passou a contar com o Mbway, a Payshop, e Cartões Visa / Mastercard, tendo ainda os plugins para os clientes utilizarem nos seus websites de comércio eletrónico, tanto para WooComerce, Prestashop, Magento, como podem ver em ifthenpay.com.
“O nosso sistema tem ainda muitos outros benefícios, como um backoffice e uma app para o comerciante poder acompanhar todos os pagamentos em real-time e tudo o que está associado. Ainda geramos notificações imediatas, seja por email, por app, e ainda por callback (o nosso sistema a comunicar automaticamente com o sistema do comerciante). Tudo em real-time”, explica Filipe Moura.
“Mais de 20.000 empresas aderentes como clientes”
De acordo com o executivo, o feedback recebido por parte dos aderentes tem sido muito positivo: “As empresas que aderem gostam muito, pois conseguem ter pagamentos automatizados sem ser necessário esforço de programação, e ainda têm um formulário de apoio para contextualizar os pagamentos específicos. É muito útil para qualquer tipo de empresas ou associações; sejam de formação ou de eventos (presenciais ou online) para receberem inscrições ou pagamentos de qualquer tipo; também funciona muito bem para qualquer empresa receber as suas faturas por qualquer um dos métodos, com a vantagem dos cartões de crédito/débito das marcas Visa/Mastercard para receber valores do estrangeiro. Também é muito bom para ipss’s receberem donativos ou crowdfunding, e estamos a ter muitas e fortes adesões de entidades de renome neste segmento”.
A Ifthenpay, cuja atividade está autorizada e supervisionada pelo Banco de Portugal, soma mais de 20.000 empresas aderentes como clientes, tendo movimentado até ao momento mais de 3 mil milhões de euros.
Até ao final do ano, a fintech estima ultrapassar o novo objetivo de 800 milhões de euros movimentados.
Desde o início de 2021 e até ao Black Friday, a Ifthenpay já ultrapassou os 774 milhões de euros, registando um crescimento de 28% em relação ao período homólogo de 2020.
De acordo com Filipe Moura, o grupo está de olhos postos além-fronteiras: “Apesar de ainda estarmos numa fase de preparação, vemos os próximos anos a serem trabalhados com dinâmica internacional”, comentou, dedicando palavras à parceria recente feita com a Visa.
“Esta parceria abre caminhos para o futuro, pois pela primeira vez, temos uma grande empresa internacional a referenciar-nos publicamente. Tanto os métodos de pagamentos Visa como Mastercard, permitem-nos captar ainda mais clientes comerciantes de qualquer país da zona SEPA, que é praticamente a Europa”. concluiu.