Mercedes vai apostar na condução autónoma. Alemanha dá “luz verde” à construtora

O sistema de condução semiautónoma da Mercedez-Benz recebeu, por fim, luz verde do organismo fiscalizador do setor automóvel da Alemanha, noticia a ‘Reuters’ esta quinta-feira, citando fonte do grupo, abrindo caminho à disponibilização do sistema próprio Drive Pilot fora do país.

O sistema altamente automatizado da subsidiária da Daimler, que oferece ao condutor do veículo a possibilidade de se focar noutras atividades em viagens em que o trânsito está congestionado, por exemplo.

A aprovação por parte da KBA (Autoridade da Indústria Automóvel Alemã) teve por base requisitos técnicos estabelecidos nos regulamentos das Nações Unidas.

“A KBA está a estabelecer padrões nacionais, europeus e internacionais em segurança no trânsito que visa a condução autónoma”, explica o presidente do organismo, Richard Damm.

O executivo indicou ainda que, assim que a legislação criada nesse sentido estiver aprovada na China e nos Estados Unidos, a Mercedes-Benz irá passar a oferecer o sistema nesses mercados.

“Com este marco, estamos mais uma vez a dar provas do nosso trabalho pioneiro na condução autónoma e também a dar início a uma mudança radical de paradigma”, comentou o diretor de tecnologia da Daimler, Markus Schaefer.

A aprovação da Alemanha significa que a Mercedes-Benz poderá vir a oferecer já o Classe S com Drive Pilot no mercado alemão no primeiro semestre do próximo ano.

Esses sistemas automatizados de Nível 3 são permitidos na Alemanha desde 2017 e, segundo a Mercedes-Benz, existem mais de 13.100 quilómetros (8.140 milhas) de rodovias adequadas para o sistema Drive Pilot na Alemanha.

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