Iniciativa europeia quer requalificar um milhão de profissionais no desemprego ou em profissões em risco na Europa até 2025

Até 2025, o programa Reskilling 4 Employment (R4E) pretende requalificar um milhão de profissionais no desemprego ou em profissões em risco na Europa, permitindo o desenvolvimento de competências em áreas com maior procura de trabalhadores qualificados.

Em Portugal, a referida iniciativa é liderada pela Sonae, SAP e Nestlé, que apresentaram o programa “PRO_MOV” na semana passada no país, co-liderado pelo Instituto do Emprego e da Formação Profissional, em estreita cooperação com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e outras empresas do setor privado.

“Portugal acaba de anunciar o primeiro projeto piloto do programa Reskilling 4 Employment (R4E), uma iniciativa inovadora a nível europeu que pretende, até 2025, requalificar um milhão de profissionais no desemprego ou em profissões em risco na Europa, permitindo o desenvolvimento de competências em áreas com maior procura de trabalhadores qualificados”, refere a organização numa nota enviada à imprensa.

No mesmo comunicado, é sublinhado que o R4E veio ajudar a mobilizar instituições dos setores público, privado e social para contribuir para superar este desafio na Europa, sendo as áreas prioritárias de atuação definidas estão a indústria, o digital, a economia verde, a excelência nas vendas, a agricultura e a saúde.

O programa foi delineado pela European Round Table for Industry (ERT), da qual fazem parte cerca de 60 das maiores empresas europeias, e visa combater o desemprego e promover a requalificação de profissionais para a dupla transição digital e climática.

Vários projetos-piloto estão previstos para realização no país no âmbito do programa, bem como em Espanha e na Suécia.

“A transformação das economias pela dupla transição climática e digital e potenciada pela crescente utilização de novas tecnologias, tais como a inteligência artificial e a automação, terão um papel cada vez mais preponderante na sociedade e, em especial, nas novas necessidades do mercado de trabalho. A pandemia COVID-19 veio acelerar estas tendências, tornando ainda mais urgente a necessidade de uma abordagem conjunta à requalificação da população”, é ainda referido na nota enviada à imprensa a propósito da iniciativa.

No decorrer do projeto piloto português PRO_MOV está programada a primeira ação de formação, liderada pela Nestlé, que visa a requalificação de profissionais para o setor da Indústria, estando agendada para janeiro do próximo ano o início da formação para Técnicos de Manutenção no Serviço de Formação do Porto do IEFP, com a duração de cerca de seis meses.

Ler Mais





Comentários
Loading...