Vendas digitais da Cyber Week deste ano atingiram recorde de 243,27 mil milhões de euros
As vendas digitais da Cyber Week deste ano, que decorreu entre 23 a 29 de novembro, atingiram um valor recorde de 243,27 mil milhões de euros (275 mil milhões de dólares), um aumento de 2% em relação aos números de 2020, dá conta a Salesforce no seu relatório anual sobre esse período comercial.
“Os dados mostram que os padrões digitais estabelecidos durante a pandemia ainda se mantêm neste período de festividades, com um forte crescimento no início de novembro, impulsionado pelos consumidores que não foram dissuadidos pelos preços mais altos, descontos mais baixos e um stock reduzido de produtos”, explica a empresa no documento que integra dados de compras de mais de mil milhões de compradores na plataforma Salesforce Customer 360, e atividades em comércio, marketing e serviços, no qual é sublinhado que a própria Cyber Week (23 a 29 de novembro) teve um crescimento fraco como resultado das compras feitas antes do pico tradicional de compras.
De acordo com a Salesforce, as compras desta temporada começaram com os consumidores a gastarem 66,35 mil milhões de euros (74 mil milhões de dólares) nas primeiras três semanas de novembro, sendo que, durante a Cyber Week, nos EUA, as vendas ascenderam a 54,85 mil milhões de euros (62 mil milhões de dólares).
O documento sublinha que, este ano, os consumidores encontraram preços mais altos e menos descontos: “a inflação neste período, aliada a descontos mais baixos, significava que se tornava mais difícil encontrar bons negócios este ano. Durante a Cyber Week, o Preço Médio de Venda aumentou 11% nos Estados Unidos e 5% globalmente em comparação com o ano passado”, refere a Salesforce.
Também a crise da cadeia logística foi um entrave este ano, com os compradores a terem menos opções de escolha; os catálogos de produtos durante a Cyber Week caíram 6% nos Estados Unidos e 5% globalmente face a 2020.
“Os consumidores entraram neste período de compras cientes dos problemas da cadeia logística e da inflação, compraram cedo e, muitas vezes, para suavizar a procura que normalmente vemos concentrada numa semana”, explicou Rob Garf, VP and GM of Retail, Salesforce, sublinhando que, embora as vendas online se tenham estabilizado ao longo da Cyber Week em comparação com o pico deste período que vivenciamos durante a pandemia, os compradores digitais geraram vendas significativas nas primeiras semanas de novembro e mantiveram a elevada linha de base da Cyber Week que estabeleceram em 2020″.