Iberdrola dá novo passo rumo à descarbonização. Empresa investe 2.300 milhões em central de hidrogénio verde

A Iberdrola deu mais um passo na corrida pela descarbonização ao assinar um acordo com a H2 Green Steel para a construção de uma central de hidrogénio verde com 1.000 megawatts (MW) de capacidade instalada, segundo o ‘elEconomista’, num investimento que deverá ascender a 2.300 milhões de euros.

O empreendimento terá um forno de redução direta de aço, movido a combustível limpo e com capacidade para produzir cerca de 2 milhões de toneladas de aço puro verde anualmente, o que representa uma redução de 95% nas emissões de CO2.

O local da construção ainda não foi decidido, mas todas as áreas que estão a ser ponderadas pertencem à Península Ibérica, estando previsto que a produção tenha início em 2025 ou 2026.

De acordo com o ‘elEconomista’, todos os locais que as duas partes estão a avaliar terão acesso a energias renováveis, bem como a toda a infraestrutura necessária para operar com sucesso um negócio de hidrogénio e aço verde.

“O hidrogênio verde será uma tecnologia crítica na descarbonização de processos industriais pesados, como a produção de aço. Projetos inovadores como este ajudarão a acelerar a comercialização de eletrolisadores maiores e mais sofisticados, tornando o hidrogênio verde mais competitivo. Com acesso a fontes renováveis ​​de baixo custo fornecimento de energia e mão de obra altamente qualificada, a Península Ibérica pode ser essencial para que a Europa assuma a liderança mundial no desenvolvimento desta tecnologia verde ”, afirma Aitor Moso, diretor de negócios liberalizados da Iberdrola.

“Estamos orgulhosos e satisfeitos com a parceria com a Iberdrola para expandir a produção de aço verde”, comentou Henrik Henriksson, CEO da H2 Green Steel, sublinhando que a Iberdrola representa uma “experiência inestimável, tecnologia e know-how técnico” de grande valor para o projeto.

As duas empresas acordaram a construção de uma central de hidrogénio verde com capacidade de eletrólise de 1 GW e um processo de redução de minério de aço capaz de produzir aproximadamente 2 milhões de toneladas de minério de aço verde por ano.

De acordo com o mesmo jornal espanhol, o eletrolisador será operado em conjunto pela Iberdrola e H2 Green Steel, com a primeira a fornecer energia renovável para a central, enquanto a produção de aço verde derretido e todos os processos metalúrgicos subsequentes serão da responsabilidade da H2 Green Steel.

Os dois grupos estão ainda a negociar a possibilidade de instalar, no mesmo local, uma siderúrgica com capacidade para produzir entre 2,5 e 5 milhões de toneladas de placas de aço verdes por ano.

 

Endesa e Cepsa promovem megaprojeto de hidrogénio verde

Recentemente, a Endesa e a Cepsa anunciaram um projeto de hidrogénio verde na Andaluzia.

Em conjunto com o grupo IQE, os dois grupos pretendem, com o megaprojeto, conseguir pretende fornecer hidrogénio verde à Cepsa para que as suas refinarias em Huelva e Algeciras possam substituir o gás natural por essa energia.

Ler Mais





Comentários
Loading...