Estudo denuncia “Frustração da Black Friday”. Mais de 1,3 mil milhões de euros em artigos danificados este ano
Um estudo recente realizado pela DS Smith prevê que mais de 1,3 mil milhões de euros em artigos vendidos para a Europa durante o período da Black Friday de 2021 podem chegar danificados.
O documento indica que, mais de dois em cada cinco (44%) dos europeus inquiridos planeiam efetuar compras durante esse período, dos quais 23% admitem receber até 3 artigos com defeito ou danificados, num custo total de, pelo menos, 1,36 mil milhões de euros.
De acordo com o relatório, 66% dos clientes receberam até ao momento artigos com defeito ou danificados na sequência de encomendas online.
“Este estudo revelador mostra que os consumidores estão fartos de receber produtos danificados. Felizmente, existe uma solução: uma das formas mais eficazes de garantir que os artigos chegam em segurança é usar o packaging adequado”, comentou Ignacio Montfort, Managing Director da DS Smith Ibéria.
A chamada “Frustração da Black Friday” é apontada no estudo, em que mais de dois em cada cinco compradores (43%) consideram que os produtos que chegam partidos ou danificados são a consequência mais frustrante de receber uma encomenda.
“A chegada de uma encomenda danificada afeta os consumidores emocionalmente, deixando os europeus desapontados (45%), irritados (33%) e frustrados (25%)”, sublinha a DS Smith.
Para devolver os artigos, os europeus revelam que os produtos com um valor inferior a 26 euros não merecem o esforço para efetuar a devolução, sendo que, dos clientes que não devolvem artigos danificados, 43% dizem que não vale a pena o incómodo, 41% que devolver custaria tanto quanto pagaram originalmente pelo artigo e 23% que tentariam reparar o produto em casa.
“Além dos custos financeiros e emocionais relativos à entrega e devolução de artigos danificados, existe um custo ambiental. Trabalhamos em parceria com os nossos clientes para desenvolver sempre um packaging otimizado, que mantenha o produto seguro, proporcione uma ótima experiência de “unboxing” e tenha uma pegada ambiental mínima. Reduzir as devoluções evitáveis, as trocas e as emissões de carbono relacionadas beneficia os consumidores, os retalhistas e o planeta”, referiu o mesmo responsável.